quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Capitais brasileiras têm capacidade de hospedar 554,2 mil turistas, mostra pesquisa


Rio de Janeiro - A capacidade de hospedagem nas 27 capitais brasileiras totaliza 554.227 pessoas. Ao todo, a rede de hospedagem nesses locais é formada por 5.036 estabelecimentos, que oferecem 250.284 unidades habitacionais, como suítes, apartamentos, quartos e chalés, e 373.673 leitos, entre simples e duplos. Com isso, a capacidade média nas capitais chega a 110 hóspedes por estabelecimento.

Os dados fazem parte da Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) 2011, divulgada hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo, apresentado pela primeira vez, foi feito em parceria com o Ministério do Turismo, para mapear o setor e ajudar no planejamento do país para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O IBGE vai divulgar em abril um complemento com informações sobre as regiões metropolitanas.

De acordo com o levantamento apresentado hoje, a maior capacidade média de hospedagem foi observada no Rio de Janeiro, onde cada estabelecimento pode receber, em média, 157 visitantes. Em seguida, aparece Natal (140 turistas por estabelecimento).

Já em números absolutos, São Paulo lidera o ranking, com capacidade de hospedagem para 114.212 turistas. O Rio de Janeiro aparece na segunda colocação, com 67.536 vagas de hospedagem; e em seguida, vem Salvador, com 34.424.

O estudo revela, ainda, que a maior parte dos estabelecimentos que compõem a rede de hospedagem nas capitais brasileiras é formada por hotéis (52,1%), que têm em média 50 unidades e 74 leitos por estabelecimento; seguidos por motéis, com uma fatia de 23,5% do total; e por pousadas, respondendo por 14,2%. 

Por Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Operadoras deverão fornecer programa para medir velocidade da banda larga usada pelo internauta


Brasília - A partir de hoje (29), as empresas que fornecem banda larga por rede de telefonia fixa deverão oferecer, por meio das próprias páginas que mantêm na internet, um aplicativo (software) para que os usuários possam medir a velocidade real de conexão que está sendo entregue. A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) definiu hoje (28) o programa que deverá ser oferecido pelas prestadoras na página da operadora ou na página principal de oferta do serviço de banda larga.

A partir de outubro, operadoras de internet fixa e móvel deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada. Esses percentuais deverão aumentar a cada ano, até chegar, em 2014, à média mensal de 80% da velocidade contratada. Atualmente, a velocidade média que é entregue aos usuários fica em torno de 10% da contratada pelos consumidores.

O aplicativo aprovado pela agência reguladora é provisório e será comprado pelas empresas prestadoras do serviço. “Foi uma decisão para atender ao prazo e [por isso] escolhemos um software de fácil utilização. Existem vários softwares de medição no mercado, mas precisávamos de um único para poder comparar o desempenho de todas as empresas”, explicou o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos. O programa final deverá estar disponível até outubro. Até lá, a agência também deverá definir um mecanismo para medir a velocidade de transmissão de dados da internet móvel.

O programa é grátis e vai permitir que o usuário tenha acesso aos resultados de cada medição, que devem mostrar a velocidade instantânea e a média das velocidades medidas. A obrigatoriedade vale para as empresas com mais de 50 mil acessos ativos, que deverão fornecer uma cartilha informativa com a descrição dos parâmetros de qualidade e as instruções sobre a utilização do aplicativo.

A Anatel também definiu hoje a empresa PricewaterhouseCoopers como responsável para aferir a qualidade dos serviços de banda larga de acordo com os parâmetros determinados pela agência.

Por Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Entidades de defesa do consumidor cobram mais transparência da Anac e de empresas aéreas


Brasília - A insatisfação dos usuários de transporte aéreo está associada principalmente a problemas de atrasos de voos, desvio ou extravio de bagagens, baixo índice de solução das queixas contra empresas aéreas e à falta de transparência de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os dados foram apresentados ontem (28), em audiência pública no Senado, por representantes de entidades de defesa do consumidor.

“Meu atraso a esta audiência se deve ao fato de eu ter vindo de avião”, disse a gerente jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Elisa Novais, ao iniciar sua exposição. Segundo ela, “o consumidor não é bem atendido e não está contente com [o alto índice de] cancelamentos, atrasos, overbooking (venda de bilhetes acima do número de assentos disponíveis), furtos ou extravio de bagagens e com a falta de informações”.

A gerente do Idec disse ainda ter enviado, em meados de 2011, uma carta à Anac solicitando informações como número de atrasos de voos e índice de passageiros vítimas de problemas com bagagens. “Até hoje essa carta não foi respondida”, lembrou.

Ela acrescentou que “quem tem problema de furto ou extravio de bagagens simplesmente não consegue resolver a questão, porque a empresa simplesmente não tenta solucionar esse tipo de problema. Só consegue [algum tipo de solução] o passageiro que recorre à Justiça. Temos de evitar isso e resolver essa questão administrativamente”.

Na carta enviada à Anac, o Idec solicitou – e também não obteve resposta – informações simples, como o total de multas aplicadas e a quantia efetivamente recolhida pela entidade a partir das multas. “Falta transparência, falta fiscalização da Anac, punição eficaz às empresas aéreas e falta solução dos problemas. Além disso, são grandes as dificuldades do consumidor em fazer as reclamações de forma prática”. Segundo Maria Elisa, o índice de insatisfação com as empresas é bastante alto.

“O índice de atrasos não é tão grande. A senhora tirou esses números da sua cabeça", rebateu o representante do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), José Márcio Monsão Mollo. "Além disso, as comparações têm de ser feitas com países de perfil similar ao do Brasil”, acrescentou.  
Segundo ele, "apenas" 35% dos atrasos podem ser atribuídos às empresas . “O restante pode estar relacionados a fatores meteorológicos ou a problemas de infraestrutura”, disse. “E as punições da Anac vêm aumentando ano a ano”.

Tendo por base números apresentados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), Mollo disse que boa parte do valor das tarifas se deve aos gastos das empresas com combustível (32% do custo total das empresas) e aos encargos com pessoal (19%).

A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, iniciou sua participação com uma crítica à forma como o representante das empresas aeroviárias se dirigiu à gerente do Idec. “Assim como boa parte dos passageiros insatisfeitos, ela [Maria Elisa Novais] fez um desabafo. E, assim como as empresas precisam ouvir [os usuários insatisfeitos com os serviços aéreos], o senhor tem de se dispor ao diálogo, que é o propósito dessa audiência pública”, enfatizou.
Segundo a diretora do MJ, o consumidor sequer tem acesso a informações acessíveis sobre regras e tarifas aeroportuárias. “Os procedimentos não são informados e a falta de clareza tem gerado inúmeros conflitos. Apesar de a legislação prever um prazo de sete dias para o consumidor arrependido [de alguma compra devolver o produto], não existe clareza sobre a aplicabilidade disso para o cancelamento da compra de passagens aéreas”, exemplificou.

Juliana avaliou que o desafio do setor aéreo é, atualmente, o de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. “Após o período de ampliação dos acessos [a viagens aéreas], agora precisamos dar qualidade [aos serviços]”, disse. A superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Anac, Danielle Alcântara, informou que o crescimento do setor no Brasil foi 118% no último ano, contra uma média mundial de 40%.

“As empresas têm buscado o chamado low cost [custo baixo], ampliando o tempo de utilização das aeronaves, aumentando a ocupação, diminuindo o conforto e expandindo os canais de comercialização”, disse a superintendente.

Por Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Petrobras anuncia nova descoberta no pré-sal da Bacia de Campos


Rio de Janeiro – A Petrobras anunciou na noite de ontem (28) a descoberta de uma nova acumulação de petróleo e gás na camada pré-sal, na Bacia de Campos, a 195 quilômetros da costa fluminense. O poço em que foi feita a descoberta, chamado Pão de Açúcar, foi perfurado a uma profundidade de 2.800 metros.
O teste indica produção diária de 5 mil barris de petróleo e 807 mil metros cúbicos de gás. O bloco onde o Pão de Açúcar foi perfurado, BM-C-33, já havia mostrado grande potencial por meio das prospecções Seat e Gávea, de acordo com a Petrobras.

Estudos complementares serão realizados na área para confirmar a extensão e o volume da descoberta. A área é operada pela Repsol-Sinopec Brasil, que tem 35% de participação no bloco, em parceria com a Statoil (35%) e a Petrobras (30%).

Por Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Governadores pressionam pela aprovação de projeto que muda critério de reajuste do piso salarial dos professores


Brasília – Dez governadores reuniram-se hoje (28) com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), para pressionar pela aprovação de um projeto de lei que propõe alterar o critério de reajuste do piso nacional do magistério. Atualmente, a legislação determina que o piso dos professores deve ser corrigido de acordo com o percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Como entre 2011 e 2012 esse aumento foi 22%, o piso também foi corrigido pelo mesmo patamar, passando de R$ 1.187 para R$ 1.451. Os valores foram anunciados ontem (27) pelo Ministério da Educação (MEC).

Pelo projeto de lei defendido pelos governadores, que foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara e aguarda aprovação em plenário, o piso seria corrigido anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação. De acordo com o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, atualmente, apenas oito estados pagam aos professores de suas redes de ensino o valor que determina a lei.

“Sou a favor do piso e fui o primeiro governador a aplicá-lo. Mas você aguentaria pagar um reajuste de 22% ao ano para o seu empregado se o seu salário só é reajustado 6% ou 7% [referindo-se à inflação]? Essa matemática não vai fechar. Nós somos contra esse critério de reajuste”, disse Puccinelli ao sair da reunião.

O governador argumentou que os impostos e tributos são calculados a partir da inflação e, por isso, o salário dos professores deveria seguir o mesmo critério já que a fonte para o pagamento é a arrecadação dos estados. Segundo Puccinelli, já é previsto que, para 2013, o crescimento do valor por aluno do Fundeb fique entre 18% e 23%, o que significaria um aumento semelhante para o piso, caso seja mantido o atual parâmetro de reajuste.

De acordo com a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Piso, com o anúncio do novo valor do menor salário do professor, qualquer alteração nos critérios de reajuste valerá apenas para 2013. Ela sugere que seja montada uma mesa de negociação com parlamentares da bancada da educação, dos estados, municípios e do governo federal, para discutir possíveis mudanças. Para a deputada, entretanto, o INPC não é um bom critério, já que apenas a correção pela inflação não garantirá ganhos para a categoria.

Com o anúncio do piso para 2012 e a discussão da mudança dos critérios de correção, o deputado Izalci (PP-DF) disse que, agora, "acende um alerta" em relação aos movimentos de greve de professores nos estados e municípios, já que alguns entes federados não pagarão o valor fixado por lei. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) planeja uma paralisação nacional nos dias 14, 15 e 16 de março, com o objetivo de cobrar a efetiva aplicação da lei.

Por Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Vítimas de doenças raras convivem com a falta de especialistas e o alto custo do tratamento


Brasília – Pelo menos uma vez por mês, a paranaense Bénie Bussmann, 37 anos, precisa ser hospitalizada. O quadro é dores intensas no abdômen e nas costas, além de náuseas. Os remédios aliviam os sintomas, mas não evitam novas crises. Essa rotina já dura cinco anos. Bénie é uma das brasileiras que sofrem de porfiria aguda, uma doença rara causada pela deficiência de uma enzima relacionada à hemoglobina.
Bénie sofreu a primeira crise de porfiria - doença hereditária - aos 15 anos de idade. Porém, o diagnóstico só foi confirmado há oito anos. Não se sabe ao certo quantas pessoas no mundo têm porfiria. Acredita-se que uma a cinco pessoas em cada 100 mil habitantes podem desenvolver algum tipo do distúrbio metabólico. No Brasil, a estimativa varia de 1.900 a 9.500 pessoas.

A subnotificação e o fato de não afetar tantas pessoas em comparação a outras enfermidades levam as doenças raras a serem desconhecidas até mesmo dos próprios médicos, resultando no diagnóstico tardio ou equivocado. Em alguns casos pode demorar 20 anos para a constatação de que uma pessoa sofre de doença rara. Em uma das crises, Bénie conta que a dor era tão intensa que um médico queria submetê-la a uma cirurgia.

Devido à porfiria, Bénie diz não ter tanta energia para fazer várias atividades e lembra que tem de tomar constantemente remédios para controlar as dores. Ela evita alguns tipos de medicamento, como analgésicos, que são verdadeiros estopins para uma crise. “Me sinto fraca, o braço treme e são fisgadas de dor. Não consigo nem tomar um gole de água que já sinto náuseas”, relata.

Nos momentos mais críticos, precisa ficar internada por vários dias, afastada do trabalho de pedagoga na rede pública de ensino em Curitiba. Além das dores, ainda tem de lidar com o preconceito em relação à doença. “Uma vez, uma colega deu uma indireta de que eu não iria trabalhar só por causa de uma dor na barriga”, conta Bénie, que é vice-presidenta da Associação Brasileira de Porfiria.

As mudanças de hábitos impostas pela doença afetaram também a vida pessoal da pedagoga. “Ele [o ex-marido] descobriu junto comigo a doença e não conseguiu lidar. Acho que não deu conta de lidar com a pessoa em que me transformei”.

No Dia Mundial das Doenças Raras, lembrado hoje (29), Bénie e outros brasileiros chamam a atenção para as dificuldades de enfrentar uma enfermidade que quase ninguém conhece. Entre elas estão a falta de médicos, laboratórios e hospitais especializados e o alto custo do tratamento - a maioria dos remédios não está disponível no Brasil e precisa ser importada.

“É de absoluta necessidade a conscientização da classe médica e da população em geral sobre os sintomas e o tratamento”, alerta Raquel Martins, presidenta da Associação Brasileira de Portadores de Angiodema Hereditário - doença genética que provoca inchaços em vários partes do corpo, inclusive na laringe.
Para ter acesso à medicação, muitos pacientes têm recorrido à Justiça. Apenas em 2011, o Ministério da Saúde desembolsou R$ 167 milhões para atender a 433 ações judiciais que determinavam a compra de remédios para pessoas com doenças raras.

Há três anos, o governo federal lançou a Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica com o objetivo de criar uma rede de assistência a pessoas com doenças raras, inclusive com centros de aconselhamento genético. Segundo o Ministério da Saúde, o entrave é que existem 5 mil alterações genéticas que podem levar à ocorrência dessas doenças. A maior parte delas não tem cura e nem tratamento com eficácia comprovada, e os remédios servem para amenizar os sintomas, segundo a pasta.
Atualmente, 80 hospitais são equipados para consultas em genética clínica e realizaram mais de 71 mil atendimentos no ano passado. Os gastos com exames de laboratórios e consultas somam cerca de R$ 4 milhões por ano, conforme o governo federal. Já existem  protocolos com orientações para indicação de remédios e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para 18 tipos de doenças raras.

Na avaliação de entidades que representam pacientes com doenças raras, o atendimento precisa ser personalizado diante das demandas específicas. “A criação de um centro de referência em doenças genéticas com atenção especial, tratamento diferenciado, com orientação à família e com profissionais capacitados seria uma boa pedida. Não é algo tão impossível de fazer”, cobra Valério Oliveira, presidente da Associação Brasileira das Pessoas com Hemangionas e Lifangiomas - má-formação vascular que resulta em manchas  avermelhadas no rosto.

Por Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prefeitura doa terreno para Cáritas Diocesana para projeto que atenderá jovens depedentes químicos.

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Jales aprovaram ontem em sessão o projeto de lei que autoriza o Prefeito Humberto Parini a fazer a doação de um terreno localizaddo na Rua das Palmeiras para a Cáritas Diocesana de Jales.

Neste Local será desenvolvido pela Cáritas um projeto para o atendimento de jovens dependentes de drogas.

Existe no projeto a preocupação com a Figueira Grande, ou seja, a árvore existente na área. Um dos artigos da lei enviada à Câmara estabelece que a Cáritas deverá manter a preservação da árvore que existe no terreno. Outro artigo prevê também que a Cáritas terá o prazo de três anos para concluir a edificação de mais ou menos 1.200 m² e mais um ano para iniciar o atendimento aos jovens.

O trabalho da Cáritas na área das necessidades humanas é reconhecido em vários países. A contribuição do Município é oferecer um pedaço de chão, para dele fazer brotar a esperança de um futuro melhor para muitos, destacou o Prefeito Humberto Parini.


Confira a entrevista após a Sessão do dia 27/02 com o Bispo Dom Demétrio Valentini e o Vereador Luís Especiato:    

 

 

Jovem de Santa Fé do Sul comete suicídio após discussão com namorada


O jovem Adriano Aparecido Fonseca, proprietário de uma funilaria em Santa Rita D’Oeste, cometeu suicídio no último domingo (26), após discussão com a namorada.

O fato aconteceu por volta das 23h00, ao término de um churrasco, onde estavam presentes os pais de Adriano e sua namorada, também acompanhada dos pais.

Adriano que já havia consumido três cervejas durante o churrasco consumiu uma dose de "pinga", fato que desagradou à namorada e provocou o início da discussão.

O casal estava discutindo em um quarto, quando a mãe de Adriano ao espionar pela fechadura viu que seu filho portava uma arma, entrou no quarto pedindo para que o mesmo não fizesse nada. Adriano naquele momento cometeu o suicídio, atirando em sua própria cabeça com uma garrucha.

O pai de Adriano, muito abalado, diz que o filho não tinha motivo para cometer tamanha barbaridade.

O fato chocou os moradores do bairro onde Adriano morava, amigos e familiares. 

Unifal abre inscrições para a seleção de Tutores para o Curso de Licenciatura em Química em Jales


A Universidade Federal de Alfenas (Unifal) abre as inscrições para a seleção de tutores presenciais do curso de licenciatura em química junto ao Polo de Jales.


Para fazer a inscrição o candidato deverá ser graduado em curos reconhecidos pelo MEC em Química  ou Física ou Matemática e ter experiência mínima de 1 ano no magistério do ensino básico ou superior ou ter formação pós-graduada ou estar vinculado a um curso de pós-graduação e comprovar.


As inscrições estarão abertas no período de 24 de fevereiro até o dia 16 de março de 2012.




Consumo de peixe reduz risco de câncer na mulher aponta estudo norte-americano


Estudo norte-americano aponta redução das possibilidades de surgimento de tumores colorretais em pacientes que adotem dieta com pelo menos três porções de pescado a cada semana. Pesquisadores ainda não sabem o porquê de isso não ocorrer com os homens

Uma pesquisa publicada neste mês no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition revela que o consumo de pelo menos três porções de peixe por semana reduz o risco de mulheres desenvolverem tipos específicos de pólipos de cólon — que podem evoluir para câncer colorretal (CCR). Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que o câncer no cólon e no reto é o terceiro tipo mais incidente em todo o mundo. No Brasil, as regiões Sul e Sudeste são as que apresentam mais casos da doença. O Rio Grande do Sul, estado com o maior número de portadores, tem, aproximadamente, 27 casos a cada 100 mil homens e 27,6 a cada 100 mil mulheres.

Os pesquisadores do Vanderbilt-Ingram Cancer Center, dos Estados Unidos, justificam que a gordura ômega-3, presente em peixes como Atum, sardinha e salmão, é capaz de diminuir a inflamação no corpo e ajudar a protegê-lo contra a doença. Para chegar à conclusão do estudo, cerca de 5,3 mil pessoas se submeteram à colonoscopia — exame endoscópico do intestino grosso indicado para diagnosticar tumores iniciais e detectar doenças inflamatórias no intestino e outras patologias. Durante a pesquisa, os participantes revelaram com que frequência consumiam peixes. Também foram analisadas amostras de urina para encontrar biomarcadores — instrumentos que identificam uma substância tóxica ou condições adversas antes que haja danos à saúde.

As mulheres que consumiam a porção indicada de peixe por semana apresentavam uma atenuação de 33% no risco de desenvolver pólipos do cólon e adquiriam níveis mais baixos do hormônio prostaglandina E2 (PGE2), que está ligado à inflamação. Os pesquisadores não observaram, contudo, o mesmo resultado em homens. “A diferença nos resultados pode estar na alimentação em geral”, diz Harvey Murff, coordenador da pesquisa. “Mesmo que os homens estejam comendo mais ácidos graxos ômega-3, também podem estar comendo mais ácidos do tipo ômega-6, presentes em aves, ovos, abacate e cereais, entre outros alimentos, o que pode cortar o efeito”, completa.

Tanto os pólipos de cólon quanto o câncer estão associados ao aumento do PGE2, um mediador lipídico de importância na bioquímica, ligado a receptores acoplados às proteínas g — componentes predominantes em várias doenças e drogas medicinais. “A capacidade de reduzir o nível do hormônio é a explicação para o fato de podermos ver a redução do risco dos pólipos de cólon nas pessoas.”

Murff acredita que, apesar das intervenções efetivas, como a colonoscopia — que pode reduzir a chance de ter a doença —, o câncer colorretal ainda é a segunda patologia que mais causa mortes nos Estados Unidos, ficando atrás somente do câncer de pulmão. “Há, aproximadamente, 140 mil novos casos de câncer no cólon e no reto diagnosticados todos os dias nos EUA. Esse número, entretanto, está diminuindo aos poucos devido a campanhas e outras ações políticas”, justifica.

Aproximação

Em 2009, cada brasileiro comeu, em média, 9kg de peixe — um aumento de aproximadamente 40% em relação ao consumo verificado em 2003 (6,46kg) —, número próximo ao idealizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 12kg por habitante a cada ano. No Estado do Amazonas, o consumo per capita do pescado é de 54kg/ano. Como indica um relatório do Inca, na Região Norte, o câncer de cólon e reto atinge cerca de quatro mulheres a cada 100 mil — um dos menores índices do país. “Esse mesmo resultado foi descrito em outros países que consomem muito peixe, como o Japão. Eles podem ser relacionados com a minha pesquisa, mas é difícil fazer certas associações sem um estudo mais profundo”, observa Murff.

O oncologista Selmo Minucelli, do Exame Medicina Diagnóstica, não se surpreendeu com o resultado da pesquisa e a relação entre o consumo de peixe e a diminuição do risco de desenvolver pólipos do cólon, com níveis mais baixos de PGE2. “Outros estudos associam a carne do peixe a vários benefícios para o corpo. Já sabemos, por exemplo, que o pescado pode ser responsável pelo bem-estar dos vasos arteriais.” Minucelli alega, contudo, que muitos brasileiros desconhecem esse tipo de câncer — só em 2010, detectado em 30.140 brasileiros (14.180 homens e 15.960 mulheres). “Não temos campanhas de prevenção como as relativas a cânceres mais conhecidos, como o de próstata e de mama. O CCR pode ser identificado com exames fáceis”, completa.

Novo objetivo

A oncologista Cláudia Ottaiano acredita que é imprescindível que os brasileiros a partir de 50 anos façam uma colonoplastia para identificar os pólipos. “Nosso objetivo é evitar que a população tenha acesso a muitos produtos industrializados e que se preocupe mais com o que consome. Sabemos que o peixe têm ômega-3 e atua como anti-inflamatório, mas ainda há muito para ser estudado sobre a relação dele com o câncer”, continua Cláudia.

O nutricionista do Inca Fábio Gomes considera que, para seguir uma recomendação específica para prevenir o câncer consumindo peixe, outros estudos precisam apontar o mesmo resultado. Ele alerta que é preciso tomar cuidado com a forma de preparar a carne, que pode conter elementos cancerígenos: “Se consumirmos peixe grelhado em vez de frito, contribuiremos para uma vida mais saudável e com riscos menores de desenvolvimento de câncer. A carne vermelha em si, consumida em excesso, independentemente da forma de preparo, está ligada ao estímulo e à hiperproliferação de células no nosso intestino”, comenta Gomes, lembrando que a patologia é uma multiplicação exacerbada e descontrolada de células.

via CORREIO BRAZILIENSE (DF) • SAÚDE • 28/2/2012 • PESCA

9° Passeio Ciclístico Beneficente aconteceu em Jales


No último domingo, 26 de fevereiro, a I Igreja de Jales realizou o 9° Passeio Ciclístico Beneficente. Este grande evento já se tornou tradição em nossa cidade, uma grande mobilização da igreja toda, do comércio na doação de brindes para sorteio, e também da população jalesense que contribuiu na arrecadação de alimentos.

Este ano conseguimos arrecadar 1.133 kg de alimentos que serão destinados a casa de apoio da Igreja Adventista da Promessa em Barretos, e também para o lar dos velhinhos São Vicente de Paula. A contribuição dos órgãos públicos de nossa cidade foi fundamental para a realização do evento, prefeitura através da secretária dos esportes, cultura e lazer, polícia militar, Sabesp, e associação comercial de Jales.

A organização do passeio este ano, além de sortear vários brindes para os participantes, conseguimos um record no sorteio das bicicletas, foram 12 bikes no qual trouxe bastante alegria aos contemplados.

Agradecemos a Deus pela realização desse evento. Confira como foi este grande evento, e esperamos o próximo.

Por: Pb. Diógenes Broietti

Site grava em tempo real a história do mundo pelas redes sociais


O site reúne tuítes, artigos, textos da Wikipedia e outros conteúdos da internet que ajudam os leitores a entender um particular evento da história moderna. Tópicos relacionados, hashtags, vídeos e fotos também são recolhidos como prova histórica.

A ideia do Twitris nasceu em 2008, durante o ataque terrorista em Mumbai (Índia). Dr. Amit P. Sheth - diretor de um centro de pesquisas em Dayton, em Ohio (Estados Unidos) - e seus estudantes resolveram desenvolver um app que analisasse em tempo real os tuítes para guardá-los como arquivos da história mundial contemporânea.

"Para a mídia, o site é uma ótima oportunidade de coletar informações sobre os eventos e monitorar a evolução dos acontecimentos através de múltiplas dimensões", comentou o criador.

@www.http://twitris.knoesis.org/events/ows e acesse oTwitris

Por Olhar Digital

Pedidos de drogas ilícitas pela internet preocupam Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes


Brasília -  Farmácias ilegais na internet, que têm como alvo o público jovem, são uma das principais preocupações da Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife). De acordo com relatório divulgado hoje (28) pela instituição, drogas ilícitas estão sendo encomendadas online, juntamente com os medicamentos receitados.

Para atrair o público jovem, essas empresas começaram a usar as mídias sociais para divulgar seus sites. O relatório mostra  que essas iniciativas podem colocar grandes públicos em risco, pois a Organização Mundial da Saúde  (OMS) descobriu que mais da metade dos medicamentos de farmácias ilegais na internet são falsos.

"Aspectos-chave das atividades dessas farmácias incluem o contrabando de seus produtos aos consumidores e a tentativa de convencer o consumidor de que eles são, de fato, legítimos”, diz o documento. A Jife já pediu aos governos para fechar essas farmácias ilegais, apreender substâncias que foram compradas de maneira ilícita pela internet e contrabandeadas pelo correio.

Em 2010, houve mais de 12 mil apreensões de substâncias controladas internacionalmente e enviadas pelo correio, sendo que 6, 5 mil apreensões foram de substâncias lícitas internacionalmente controladas e mais de 5,5 mil de drogas de origem ilícita. A Índia foi identificada como o principal país de origem dessas substâncias, representando 58% das apreensões. Os Estados Unidos, a China e a Polônia também foram identificados como países de origem das drogas vendidas pela internet.

O documento destaca que embora haja publicações e acordos sobre o tema, ainda há diversas  barreiras que impedem a solução do problema, entre elas a falta de tecnologia e de pessoal qualificado. “Os governos que identificam as farmácias ilegais na internet, que operam dentro de outros territórios, devem notificar o governo pertinente e a cooperação técnica deve ser reforçada".

Horário de verão evita gasto de R$ 160 milhões em acionamento de termelétricas


Brasília - O horário de verão resultou em uma redução de 4,6% na demanda de energia no horário de pico nas regiões onde a medida foi implementada (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e na Bahia). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o país economizou R$ 160 milhões durante o horário de verão deste ano, porque a diminuição do consumo evitou o acionamento de usinas termelétricas para garantir a segurança do Sistema Interligado Nacional.

A redução total de energia alcançou 0,5% em todos os subsistemas envolvidos. Isso equivale a 8% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, o aumento da segurança e a diminuição dos custos de operação são as principais consequências da redução de demanda no horário de ponta com a implantação do horário de verão.

A adoção do horário de verão em 2010/2011 resultou em uma redução de 4,4% na demanda de energia do horário de pico. No ano anterior, a diminuição do consumo foi 4,7%. O horário de verão começou no dia 16 de outubro do ano passado, e teve uma semana a mais, porque a data estabelecida para o fim do horário diferenciado, que é o terceiro domingo de fevereiro, em 2012 coincidiu com o feriado do carnaval.
 
Por Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Governo vai levar projeto Passaporte Verde a outros municípios brasileiros


Rio de Janeiro - O projeto global Passaporte Verde, coordenado no Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente, prepara-se para lançar, em junho, uma campanha nacional, abrangendo outros municípios além de Paraty, localizado na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. A cidade fluminense foi escolhida em 2009 como destino piloto da campanha mundial, pela riqueza do seu patrimônio histórico, natural e cultural.

A informação foi dada à Agência Brasil pelo gerente de Projetos do ministério e coordenador da campanha Passaporte Verde no país, Allan Milhomens. A campanha internacional visa a  estimular o turista a ser mais responsável e consumir de forma consciente, procurando reduzir os impactos negativos do seu comportamento sobre o meio ambiente nos destinos que visita

No Brasil, a estratégia está sendo desenvolvida em parceria com o Ministério do Turismo. Uma das ações previstas é a criação de mídias para televisão e rádio e do site www.passaporteverde.gov.br, que será colocado no ar somente em junho.

A campanha nacional Passaporte Verde deverá ter foco em municípios específicos, que serão escolhidos pelos dois ministérios. Allan Milhomens adiantou que, por causa da Copa do Mundo de 2014, é provável que sejam priorizadas, em um primeiro momento, as 12 cidades-sede do evento.

“Há um grande interesse, dentro das iniciativas que estão sendo desenvolvidas para a 'Copa Verde', de incluir o Passaporte Verde como uma das agendas a serem implementadas com o objetivo de ter uma Copa mais sustentável”.

Milhomens revelou que embora o Brasil tenha dado iniciado a campanha global, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), outros países avançaram mais rapidamente e definiram suas campanhas nacionais, antes da brasileira. Entre eles, citou a Costa Rica e a África do Sul. “Nós precisamos acelerar realmente isso”. 

Por Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451


Brasília – O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

Por Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Reconhecimento de paternidade fica mais fácil com novas regras do CNJ


Brasília – O processo de reconhecimento de paternidade ficou mais simples e ágil com uma norma editada na semana passada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir de agora, o pedido para que o nome do pai seja incluído na documentação do filho poderá ser feito diretamente no cartório de registro civil da cidade onde mãe e filho moram. A ideia é que o processo não passe mais pelo Ministério Público (MP) quando a solução for simples.

Com o novo método, a mãe ou o filho maior de idade pode procurar o cartório de registro mais próximo – hoje são 7.324 no país – para pleitear a localização do pai. A única condição é que nenhum pedido de reconhecimento de paternidade tenha sido feito à Justiça.

 “Há cidades no Pará que estão a 600 quilômetros de distância de representações do Ministério Público, enquanto os cartórios têm presença muito maior no país. A ideia é simplificar o processo ao máximo para que a pessoa não precise sair do seu bairro para começar o procedimento”, explicou à Agência Brasil o juiz-auxiliar da Corregedoria do CNJ, Ricardo Chimenti.

No cartório, é preciso apresentar a certidão de nascimento da criança e preencher um formulário com os dados da mãe e do filho, assim como os do suposto pai, como nome e endereço, que são obrigatórios. Outros dados relativos ao pai, como profissão, endereço do local de trabalho, telefones e números de documentos são opcionais, mas o próprio formulário alerta que quanto mais completas as informações, mais fácil a localização.

O cartório encaminhará o documento ao juiz responsável, que notificará o suposto pai sobre o pedido. Caso a ligação familiar seja confirmada, o juiz determina a inclusão do nome do pai na certidão de nascimento. Por outro lado, caso o pai não assuma a paternidade ou não haja resposta em 30 dias, o processo é encaminhado ao Ministério Público ou à Defensoria Pública, para a tramitação de uma ação de investigação de paternidade.

As novas regras do CNJ também facilitam a vida dos pais que querem reconhecer paternidade espontaneamente. Eles devem procurar o cartório de registro civil mais próximo, preencher formulário com dados para localização do filho e da mãe, que serão ouvidos pelo juiz competente. Confirmado o vínculo, o juiz determina que o nome do pai seja incluído na certidão de nascimento.

O pedido de reconhecimento de paternidade dirigido ao cartório onde a criança foi registrada pode ser averbado sem a participação do MP ou do juiz desde que a mãe ou o filho maior de idade permita por escrito.

A simplificação do registro de paternidade em cartório faz parte do programa Pai Presente, lançado pelo CNJ em 2010. O programa tornou nacionais projetos de vários estados, para facilitar e incentivar o processo de reconhecimento de paternidade. Números do Censo Escolar de 2009 revelaram que 5 milhões de estudantes não informaram o nome do pai na matrícula, sendo que 3,8 milhões eram menores de 18 anos.

A lista de cartórios de registro civil do país pode ser acessada no endereço eletrônico www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil.

Por Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Chega ao Rio avião da FAB com corpos de militares mortos em incêndio na Antártica

Rio de Janeiro – O avião da Força Aérea Brasileira Hércules C 130 com os corpos dos dois militares mortos no incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, no último sábado (25), pousou às 8h50  de hoje (28) na Base Aérea do Galeão, no Rio.  Os caixões foram levados para um hangar onde será realizada cerimônia militar em homenagem ao suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e ao primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos.

O vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Celso Amorim, participam da solenidade em que os dois militares mortos serão promovidos por atos de bravura.

A Marinha divulgou nota informando que o militar ferido no incêndio, o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, permanece internado em tratamento no Hospital Naval Marcílio Dias. Ele teve queimaduras nas duas mãos e, segundo a Marinha, o estado de saúde do militar é estável.

Ainda de acordo com a nota da Marinha, dos 26 pesquisadores que desembarcaram no Galeão na madrugada de ontem (27), os 16 que não moram no Rio de Janeiro foram hospedados em um hotel no centro, de onde partiram em voos comerciais para os locais de destino.

“A gente combateu com neve, a gente combateu com água, a gente combateu com força, a gente combateu com suor, mas (pausa) não foi possível. A gente fez o que era   possível. A estação se queimou. Um sonho de muitos. São 30 anos de pesquisas, 30 anos de histórias, 30 anos de resultados”, lembrou o tenente Pablo Tinoco ao desembarcar.

Por Vitor Abdala e Cristiane Ribeiro
Repórteres da Agência Brasil

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Igreja Adventista da Promessa de Jales realiza Passeio Ciclístico


Em prol ao lar dos velhinhos de Jales e em de ajudar outras entidades, a Igreja Adventista da Promessa promoveu o Passeio Ciclístico Beneficiente.

Através  deste passeio foi arrecadado alimentos para estas entidades, desde os participantes do passeio até por cada bairro por onde os ciclistas passavam, pois nos próprios bairros a população contribuia com o evento e entregava para os organizadores alimentos para doação.

Parabéns a todos os organizadores, participantes e voluntários que por uma justa e nobre causa estavam as ruas fazendo a diferença.






Traficante condenado em Jales é preso em Marília


O autônomo, Edmilson Pereira dos Santos, 44, condenado pela Justiça de Jales pela participação em um homicídio e foragido da Penitenciária de Dourados (MS), onde cumpria pena de oito anos de prisão por tráfico de drogas, foi capturado na manhã de sexta-feira(24) pela DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Marília.

De acordo com o delegado Luis Marcelo Perpétuo Sampaio, responsável pela ação policial, há alguns dias a delegacia especializada iniciou as investigações contra Edmilson após receber informações sobre seu paradeiro.“Levantamos o endereço dele e o abordamos quando ele saia de casa. Em um primeiro momento, ele afirmou que seu nome era Francisco.

Como não tínhamos foto ou a descrição física dele, continuamos com as perguntas até ele cair em contradição e confessar ser quem procurávamos”, conta o delegado.Edmilson estava morando sozinho e no imóvel, os policiais civis encontraram um pequeno tijolo de maconha pesando 138 gramas, uma balança de precisão, contabilidade do tráfico e também uma máquina usada para prensar a droga. Também foi apreendida uma mini-pistola Beretta 6.35mm com a numeração raspada e carregada.

“Ele mantinha um esquema de tráfico não aqui, mas em Jales e na região de Bauru. Praticamente todos os dias ele viajava para estas cidades onde movimentava um volume considerável de drogas”, explica Sampaio. O autônomo, que foi indiciado por tráfico de drogas, prestou depoimento e foi encaminhado no meio da tarde à cadeia de Garça, onde aguarda remoção para uma penitenciária.

Como havia contra ele mandados de prisão paulista e sul-mato-grossense, não está definido em qual estado ele ficará encarcerado.

Fonte: MaisInterativa

Brasil condiciona ajuda à Europa a mais poder no FMI


Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que os países em desenvolvimento poderiam prover mais recursos para ajudar os países da zona do euro em dificuldades, mas desde que ganhem como contrapartida mais poder dentro do Fundo Monetário Internacional (FMI). Os comentários de Mantega foram feitos durante um encontro de ministros das Finanças do G20 na Cidade do México.

O ministro também pediu que os países da própria zona do euro contribuam mais com seus próprios fundos para a ajuda. "Os países emergentes somente ajudarão sob duas condições: primeiro que eles (os países da zona do euro) reforcem sua rede de proteção (o fundo europeu de ajuda aos países em dificuldades) e segundo, que a reforma do FMI seja implementada".

"Eu vejo a maioria dos países compartilhando opiniões semelhantes de que os europeus têm que fortalecer seu fundo de proteção", acrescentou.

Outros ministros presentes no encontro no México também manifestaram o desejo de que as nações europeias destinem mais fundos para o Fundo Europeu de Estabilização Financeira, o fundo criado no ano passado para ajudar os países da região com dificuldades para pagar suas dívidas.

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, afirmou que as nações da zona do euro avaliarão no mês que vem a possibilidade de aumentar o tamanho do fundo.
George Osbourne, ministro das Finanças da Grã-Bretanha, país que não faz parte da zona do euro, fez cobranças parecidas às de Mantega.

"Estamos preparados a considerar (aumentar) os recursos do FMI, mas apenas depois de vermos a cor do dinheiro da zona do euro, que ainda não vimos", disse.

"Apesar de haver muitas coisas a discutir nesta conferência do G20, não acho que veremos nenhum recurso a mais prometido aqui, porque os próprios países da zona do euro não se comprometeram com recursos adicionais. Esse problema vai ser claramente estabelecido aqui no México", disse Osbourne.

Por Da BBC Brasil

Pesquisa aponta que adolescente tem menos chance de ser adotado


Brasília – À medida que a criança e o adolescente em um abrigo vão ficando mais velhos, menor a chance de ser adotado. Dos 27.437 interessados em adotar no Brasil, apenas 661 querem crianças e adolescentes de 8 a 17 anos de idade, menos de 3% do total. É o que mostra levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o cadastro de adoção divulgado na última semana.

A maioria dos pretendentes quer crianças com até 2 anos de idade. Das 4.799 crianças e adolescentes disponíveis para adoção, 91 estão na faixa etária até 2 anos, enquanto 548 têm 14 anos de idade.
O desejo de acompanhar as fases de crescimento é uma das explicações para a preferência em adotar bebês ou crianças pequenas. No Distrito Federal (DF), por exemplo, 97% dos candidatos querem crianças com até 3 anos de idade. Acima de 12 anos, praticamente não há casais interessados.

“Acredita-se que uma criança mais nova tem menos história que uma mais velha ou é mais fácil lidar com essa criança que tem poucas lembranças”, diz Niva Campos, responsável substituta pela Seção de Colocação das Crianças em Famílias Substitutas da 1ª Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal.
Se o adolescente chegar ao abrigo mais velho, a adoção fica mais difícil, segundo Cristiane Mendes, que chefia a fiscalização, orientação e o acompanhamento das entidades de acolhimento da vara judicial do DF. “Quanto maior a idade com que [o jovem] entra em uma instituição, menor a chance de adoção. A gente não tem visto a criança ficar muitos anos na instituição, o problema é a idade”.

A lei prevê que a criança e o adolescente podem ficar no abrigo pelo prazo de dois anos. Depois do período, e se não forem adotados, o juiz prorroga a permanência deles na instituição de acolhimento.
Conforme o balanço nacional, persiste também a preferência dos adotantes por crianças brancas - 35,8%. No entanto, 1.677 crianças aptas à adoção são brancas (34,1%), 2.249 pardas (45,7%) e 930 negras (18,9%). As amarelas e indígenas somam menos de 1%.

“As pessoas procuram adotar crianças com semelhança física a elas. A gente tem menos procura por crianças negras. Isso tem a ver com o preconceito racial. Mesmo em uma família negra ou multirracial existe uma tendência por crianças brancas”, explica Niva Campos.

Quase 60% dos pretendentes declaram ser indiferentes em relação ao sexo, porém 33,2% querem exclusivamente meninas, ante 9,6% para os garotos.

Por Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Luz para Todos fará mais de 400 mil novas ligações elétricas até 2014, diz presidenta


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (27) que mais de 400 mil novas ligações elétricas devem ser feitas no país até 2014 por meio do Programa Luz para Todos. Apenas no ano passado, segundo ela, 253 mil famílias que vivem no campo, em assentamentos da reforma agrária, em aldeias indígenas e em comunidades quilombolas e ribeirinhas, além de produtores rurais, foram beneficiados pelo programa.

“Isso chega a quase 1 milhão de pessoas que saíram da escuridão”, disse no programa semanal Café com a Presidenta. Dilma lembrou que desde 2003, quase 12 milhões de pessoas passaram a ter acesso à energia elétrica no Brasil. “Já fizemos muito, mas agora ainda temos um desafio grande, que é o de levar luz elétrica para as pessoas que moram em lugares de acesso mais difícil, em áreas isoladas, no meio da floresta, em serras e ilhas”, explicou.

Uma das estratégias do governo para os próximos meses será o uso de novas tecnologias, como postes de fibra de vidro, que pesam menos que os de concreto e podem flutuar na água, facilitando o transporte por rios.
Para Dilma, investimentos no programa impulsionam a economia brasileira, já que criam novas oportunidades para comunidades antes desassistidas. “O Luz para Todos é um dos caminhos para melhorar a qualidade de vida, garantir cidadania, dar oportunidades de crescimento a todos os brasileiros”, concluiu.

Por Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Integrantes da base brasileira na Antártica chegam ao Rio e lembram momentos do incêndio


Rio de Janeiro – Cerca de 40 integrantes da Estação Antártica Comandante Ferraz, entre eles pesquisadores e servidores civis da base, chegaram por volta da 1h15 de hoje (27) à Base Aérea do Galeão, no Rio. O avião C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Punta Arenas, no Chile, na tarde de ontem (26) e, antes de chegar ao Rio, fez escala em Pelotas (RS) para o desembarque de quatro pesquisadores.

No momento do desembarque no Galeão, no rosto da maioria transparecia o cansaço. Um dos passageiros chegou a levantar as mãos ao céu, como se agradecesse por ter chegado bem ao Brasil. A pesquisadora Terezinha Absher, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ainda estava assustada ao falar com a imprensa.

“Eu estou assim, porque foi realmente assustador tudo aquilo. Nós ficamos do lado de fora, vendo a estação pegar fogo. Eu nem vou falar muito porque ainda estou emocionada. Foi traumatizante porque, há 20 anos, eu trabalho na Antártica, passo muitos meses lá. Era como se fosse minha casa pegando fogo. A estação é de todos os brasileiros, mas eu me sentia como se fosse a minha casa. Perdi tudo. Todo o meu material de pesquisa e todos os objetos particulares. Não sei se voltaria para lá”, disse Terezinha, que trabalha com invertebrados marinhos.

Jasson Mariano, servidor civil da Marinha na manutenção da base, conta que ajudou a tentar apagar o incêndio na casa de máquinas. “Fomos acordados pelo nosso superior, nos chamando apavorado, dizendo que estava pegando fogo na base. Nós saímos com o uniforme de trabalho e fomos apoiar o grupo-base para tentar combater o fogo. Tentamos esticar a mangueira para pegar água do mar com as bombas, mas o incêndio se propagou muito rápido. A luta foi grande, mas não conseguimos”, relatou ele, que estava desde novembro na estação e retornaria ao Brasil no fim de março.

Também servidor da Marinha, Marcos da Conceição, demonstrava muito cansaço. “A família sempre vinha na minha cabeça. Na cabeça de todos nós. Estou muito cansado. Está até difícil falar com vocês agora”, disse.

A bióloga Fernanda Siviero, que estava desde o início do fevereiro na estação antártica, conta que os integrantes da base passaram por grande susto. “A gente estava na base quando foi dado o alarme de incêndio, a gente fez o procedimento de evacuação e ficamos seguros em uma parte da base [isolada]. Ficamos muito consternados e assustados com essa situação toda do incêndio. A gente não acreditou, na verdade, que fosse tomar uma proporção tão grande. Imaginamos que fosse de fácil controle. Achamos que ia ser só um susto e que, daqui a pouco, estaríamos de volta. Infelizmente não foi.”

Já o pesquisador da Universidade de São Paulo Caio Cipro lamenta a perda das amostras de sua pesquisa. “As amostras são insubstituíveis. Eu estava participando de um projeto de hidrografia e a gente perdeu as amostras todas que foram coletadas desde dezembro [do ano passado]. Elas foram perdidas, porque têm que ficar congeladas. Como a estação está sem energia elétrica, uma vez descongeladas, as amostras não servem mais”, explicou.

O sargento da Marinha Luciano Gomes Medeiros, que ficou ferido quando tentava combater o incêndio, foi o último a desembarcar. Com as mãos enfaixadas, ele foi colocado em uma cadeira de rodas e encaminhado a uma ambulância, para ser levado ao Hospital Naval Marcílio Dias.
Além de deixar o sargento ferido, o incêndio provocou duas mortes, a do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e a do sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha.

Por Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Fui entrevistado pela Rádio Antena102, confira aqui:





Esta foi a entrevista realizada pela Rádio Antena 102, quero agradecer pelo espaço e pelo carinho que sempre sou recebido por todos.

Estou aberto a toda Imprensa de Jales para entrevistas sobre qualquer assunto!

Um forte abraço a todos!


Luís Especiato

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cataratas integram oficialmente as Sete Novas Maravilhas do Mundo


"Nossa visão de Iguaçu como uma das maravilhas do mundo natural representa a promoção das cataratas como uma forma de turismo de mínimo impacto ambiental", disse o presidente da fundação, o canadense Bernard Weber, no ato realizado ontem à noite na embaixada brasileira em Buenos Aires.

Durante a cerimônia de reconhecimento foram anunciadas duas comemorações de inauguração da nova maravilha natural durante os dias 25 e 26 de maio, primeiro na área brasileira das cataratas, e no dia seguinte na Argentina.

As cataratas do rio Iguaçu, entre o Paraná e a província argentina de Misiones, têm uma amplitude de 2.700 metros e 275 quedas de água, com a "Garganta do Diabo" como destaque, com seus 80 metros.

A candidatura de Iguaçu superou 440 locais apresentados por mais de 200 países para fazer parte de uma lista de sete maravilhas, entre as quais só foram oficialmente confirmadas até agora, além de Iguaçu, a ilha de Jeju, na Coreia do Sul, e o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas.

Quatro outros monumentos naturais, que ainda não foram confirmados, completam a lista. Entre eles, a Floresta Amazônica. Confira a lista completa:

1 – Amazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela)– não confirmada
2 – Baía Halong (Vietnã) – não confirmada
3 – Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina) – confirmada
4 – Ilha Jeju (Coreia do Sul) – confirmada
5 – Komodo (Indonésia) – não confirmada
6 – Rio subterrâneo Puerto Princesa (Filipinas)
7 – Montanha da Mesa (África do Sul) – não confirmada

Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Entre 150 e 120 a.C., a civilização grega fez uma lista de sete monumentos extraordinários erguidos pelo ser humano. Destes, somente um está de pé: as Pirâmides de Gizé, no Egito. A mais antiga é a de Queops, que data de cerca de 2.550 a. C.

As demais maravilhas são:

- os jardins suspensos da Babilônia, terraços arborizados dos quais só existem registros escritos, não foram confirmados por escavações arqueológicas.

- a estátua de Zeus, o rei dos deuses gregos, em Olímpia, uma escultura de ouro em marfim, de autoria de Fídias (séc. 5 a.C.), posteriormente transferida para Constantinopla onde teria sido destruída num incêndio em 462 d.C..

- o templo da deusa Ártemis, em Éfeso, na atual Turquia, que data de 550 a.C. e de cuja construção original resta somente uma coluna;

- o mausoléu (da cidade) de Halicarnasso, isto é, o túmulo do rei Mausolo (daí o nome mausoléu), datado de 353 a.C., na atual Bodrum, município da Turquia. Existem ainda pedaços deste monumento no Museu Britânico, de Londres, e em seu local de origem.

- o colosso de Rodes, uma estátua gigantesca de bronze do deus Hélio, que era ao mesmo tempo um farol, para guiar os viajantes, erguida na ilha grega de mesmo nome, em 280 a.C. O monumento, à beira-mar, ruiu durante um terremoto e ficou submerso até a expansão islâmica, quando os árabes venderam o metal como sucata.

- o farol de Alexandria, uma torre iluminada na ilha de Faros (de onde o nome "farol"), perto do porto da cidade egípcia conhecida também por sua biblioteca. A torre também sucumbiu a um terremoto, em 1375.

Produção de petróleo e gás natural da Petrobras sobe 2,6%


A Petrobras informou nesta sexta (24) que a sua produção média de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior totalizou 2,73 milhões de barris de óleo equivalente por dia em janeiro. O volume é 2,6 % maior do que o registrado em janeiro de 2011 e 0,5 % superior ao de dezembro.

Nos campos brasileiros, a produção alcançou 2,49 milhões de barris de óleo equivalente por dia, com aumento de 2,8% na comparação com janeiro passado e de 1% em relação a dezembro. A produção exclusiva de óleo no país chegou a 2,11 milhões de barris por dia, 2% a mais do que em janeiro de 2011 e 1,2% acima do total de dezembro.

Segundo a Petrobras, o aumento da produção foi resultado da entrada em produção de poços nas plataformas P-57, no Campo de Jubarte, P-56, no Campo Marlim Sul, e do Teste de Longa Duração de Aruanã, no pós-sal da porção sul da Bacia de Campos.

A produção de gás natural dos campos nacionais atingiu 60,4 milhões de metros cúbicos por dia, um aumento de 7,6% ante janeiro de 2011. Em relação a dezembro, houve estabilidade.

Por Agência Brasil
Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Economia com horário de verão pode chegar a R$ 100 milhões


O horário brasileiro de verão que termina no próximo sábado, à meia-noite, teve a maior temporada desde 2001 e permitiu uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões, segundo estimativa preliminar do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A diminuição da demanda estimada de eletricidade será de 4,6%, ou 2.650 megawatts. Segundo o ONS, a medida resulta em redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor, uma vez que a demanda menor no horário de ponta leva ao aumento da segurança e à diminuição nos custos de operação.

A mudança nos relógios em 11 Estados (São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia), além do Distrito Federal, foi iniciada em 15 outubro do ano passado e teve 133 dias - contra 120 dias na média dos anos anteriores -, por causa da coincidência entre o dia previsto para o término do horário de verão e o carnaval, o que levou à postergação em uma semana.

Por Agência Estado
Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Corte no orçamento e inflação controlada permitem juros menores

 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na quinta-feira (16/02) que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2011 deve ficar em torno de 3%. “Um pouco mais ou um pouco menos”, destacou, ao comentar o resultado de Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia dos dados que serão anunciados em março pelo IBGE.

Os números divulgados ontem pela autoridade monetária apontam para um crescimento de 2,79%. Sem o ajuste sazonal, o índice fica em 2,72%. Mantega lembrou que o resultado é uma estimativa e o mais importante é que a economia este ano já dá sinais de aceleração. “Esse PIB já está ficando para trás e estamos caminhando para um PIB maior em 2012”, disse.

De acordo com o ministro, vários setores estão dando sinais de maior crescimento este ano, com desempenho mais lento no primeiro semestre e aceleração na segunda metade do ano. “No segundo semestre, deveremos ficar com um crescimento acima de 5%”, declarou. Ele citou como exemplo o setor industrial que, após apresentar desaceleração em setembro e outubro, já entrou na rota de recuperação.

Mantega afirmou que o País apresenta condições favoráveis para se manter nessa trajetória de crescimento. “A inflação está caindo e possibilita ao Banco Central ter uma política monetária mais flexível, o que já está ocorrendo”. Com isso, disse ele, o crédito tende a aumentar a taxas de juros menores.

O ministro voltou a afirmar que o orçamento destinado aos investimentos também ajudará a dinamizar a economia. “Temos cada vez mais recursos para as áreas habitacionais, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’. Então, a trajetória em que nós estamos agora é de aceleração”, enfatizou.

Questionado sobre como será o comportamento da área fiscal ao longo do ano, ele ressaltou que o governo tem sido cada vez mais flexível, com redução de tributos que barateiam o custo da produção e do investimento e garantiu que essa política continuará.

O ministro considerou positiva a queda dos juros no mercado financeiro após o anúncio do corte de R$ 55 bilhões no Orçamento. A avaliação de Mantega é de que a reação mostra que o mercado leva a sério propósito de uma política fiscal responsável e sólida.

“Acho que o corte que anunciamos, que é grande, mostra que nossa trajetória vai ser perseguida neste ano e nos próximos. Isso abre espaço para juros menores, desde que a inflação esteja sob controle”, ponderou, ressaltando que todos os índices de inflação vem apontando declínio.

Ele lembrou que janeiro e fevereiro são meses em que, normalmente, a inflação é mais alta. Em janeiro de 2011, o IPCA (índice oficial) registrou alta de 0,83%. Já no primeiro mês deste ano, o indicador ficou em 0,56%. “Estamos com a inflação controlada e isso propicia um aquecimento da economia em condições equilibradas”, enfatizou o ministro.

Ele voltou a falar sobre as condições econômicas que permitirão crescimento de 4,5% em 2012. “Não temos um choque de commodities como tivemos no ano passado e ano retrasado, os preços não vão subir”, afirmou, referindo-se à inflação.

A alta no PIB para este ano será garantida, segundo Mantega, pois desde 2011 o governo tomou as medidas necessárias no intuito de reduzir o custo financeiro, aumentar o crédito e promover incentivos fiscais. “Ao longo deste ano, vamos ter os resultados desse conjunto de medidas que o governo tomou no sentido de acelerar mais a economia brasileira”.

Uma área sensível para a economia brasileira, na opinião do ministro, ainda é a importação. “Como a economia mundial está desacelerando, falta mercado de manufaturados, e os países estão desesperados para exportar os seus produtos”, disse. Ele lembrou que o governo tem tomado medidas de defesa comercial, como o IPI maior para os carros com baixo conteúdo nacional e o regime de salvaguarda em tramitação para os têxteis.

Ele reforçou que a indústria apresentará melhor desempenho este ano em função do câmbio favorável e dos juros menores e adiantou que o governo colocará linhas de capital de giro com custos menores.

Por Ministério da Fazenda
Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

1ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, será realizada em Jales


Será realizada no dia 29 de fevereiro, a partir das 8h da manhã no Clube do Ipê, a 1ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, do CODETER – Conselho de Desenvolvimento Territorial do Noroeste Paulista.

Esta é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário - SDT/MDA, Prefeitura de Jales e do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Noroeste Paulista – CODERTE, que convidam toda a população a participar.

Nesta primeira Conferência serão discutidos os eixos propostos pelo documento-base elaborado pela equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Cabe aos participantes à elaboração de propostas que representem a realidade do meio em que vivem e do Território no qual estão inseridos, inclusive elegendo representantes para a etapa estadual da Conferência de ATER.

Na programação do evento estão a discussão e aprovação do regimento da conferência, apresentação das Instituições Prestadoras de Serviços de ATER (CATI, ITESP, INCRA), palestra do Prof. Dr. Antonio Lázaro de Sant’ana – UNESP: Ilha Solteira: Uma breve análise sobre o serviço de ATER no Brasil, formação dos grupos de trabalho e discussão do documento-base (Eixos Temáticos) da conferência, plenária com apresentação e aprovação das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, eleição dos Delegados, entre outras.

Os Encontros Temáticos e Setoriais são atividades que comporão a etapa nacional da 1ª CNATER. Têm como objetivos ampliar a participação e aprofundar o processo de discussão das diretrizes para a Assistência Técnica e Extensão Rural.

Propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PRONATER.
A 1ª CNATER - Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - é organizada pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF, presidida pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário


Fonte: Prefeitura Municipal de Jales

Corpo Clínico da Santa Casa de Jales recebe mais dois médicos


Os médicos, foram aprovados pelo Corpo Clínico e pela Irmandade do hospital na última semana e já estão atendendo.

A Santa Casa de Jales acaba de receber mais dois médicos em seu Corpo Clínico.

O neurocirurgião, Dr.Márcio Tiago de Oliveira Barbosa, que deverá atuar atendendo a demanda de pacientes na Santa Casa, juntamente com o Dr.Pery Prado e o anestesista, Dr.Daniel Barbosa Rosa, que integra agora a equipe de anestesistas que atuam no hospital.

Os médicos, foram aprovados pelo Corpo Clínico e pela Irmandade do hospital na última semana e já estão atendendo. 

Fonte: MaisInterativa.com.br

IBGE: Desemprego entre jovens brasileiros cai à metade na última década


O índice de desemprego entre jovens brasileiros de 18 a 24 anos caiu pela metade na última década. É o que demonstra levantamento realizado pelo IBGE, baseado em números coletados pela Pesquisa Mensal de Emprego nos últimos dez anos. De acordo com o estudo, a taxa de desocupação dos jovens nas seis principais regiões metropolitanas do país, em 2011, fechou em 13,4%.

O número é quase a metade dos 23,4% verificados em 2003. Segundo o deputado Eudes Xavier (PT-CE), a redução do desemprego entre os jovens ocorreu graças às ações adotadas pelo governo federal nos últimos anos.

“As políticas de retomada do crescimento econômico, de combate às desigualdades sociais e os programas de incentivo à qualificação e educação dos jovens, adotadas durante o governo Lula e que continuam no governo Dilma, possibilitaram ao Brasil criar mais oportunidades de emprego para os jovens brasileiros, principalmente os que vivem na periferia”, destacou.

O IBGE aponta que o nível de ocupação entre os jovens cresceu 11,7% nos últimos oito anos. Acima da dos adultos, que aumentou 8,9%.

Segundo Eudes Xavier, dentre as ações que mais contribuíram para reduzir o desemprego entre os jovens está a criação do Programa Nacional de Inclusão do Jovem (ProJovem), a expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets), e a inauguração de novos campi universitários federais por todo o país. Para o deputado, o grande desafio do governo Dilma é continuar criando novos postos de trabalho, além de implementar as políticas públicas voltadas aos jovens que constam no Estatuto da Juventude.

Motivos - Entre os motivos para a redução no desemprego entre os jovens brasileiros, o IBGE aponta além do bom momento econômico vivido pelo país nos últimos anos, as oportunidades de qualificação profissional e de aumento da escolaridade oferecidas aos jovens no país.

A situação experimentada hoje pelo Brasil é bem diferente da realidade vivenciada por vários países desenvolvidos europeus, onde o desemprego atinge quase a metade dos jovens. Na Espanha, por exemplo, a taxa de desemprego atingiu 45,8% no terceiro trimestre de 2011. O alto índice também é verificado na Grécia (45%) e Portugal (30%).

Na Itália, também em crise econômica, o índice de desemprego entre os jovens é de 26,5%, superior ao registrado pelo Brasil em 2003 (23,4%).

Por PT na Câmara