quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pedro Leonardo faz testes de esteira antes de alta médica


O cantor Pedro Leonardo passa pelos últimos exames antes de receber alta médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com a assessora de imprensa do Leonardo, Ede Cury, o jovem fez um teste de esteira na quarta-feira (27) e conseguiu andar 10 minutos no equipamento.

Pedro passa todos os dias por sessões de fonoaudiologia e fisioterapia e já consegue falar quase normalmente, segundo a assessora. Ele deve receber alta na semana que vem, mas a data exata ainda não foi definida.

Nesta sexta-feira (29), o cantor completa 25 anos e a toda a família deve fazer uma festa de aniversário no hospital. A filha do cantor também estará presente.

Pedro está internado desde o acidente de carro que sofreu, no dia 20 de abril, em uma estrada entre os estados de Minas Gerais e Goiás.

Logo após o acidente, ele ficou internado em estado grave no Hospital de Goiânia, em coma induzido até a sua transferência para São Paulo. O jovem só acordou do coma no dia 20 de maio e já passou por uma cirurgia do fêmur, que estava fraturado.

Jovem é preso com 832 moedas falsas


Um homem de 23 anos de idade foi preso por fabricar moedas falsas no Rio Grande do Sul. Com ele, a Brigada Militar encontrou 832 moedas de R$ 0,50, totalizando R$ 416. O dinheiro falsificado foi fabricado em uma indústria metalúrgica de propriedade do pai do suspeito, onde ele trabalha.

A polícia chegou até o rapaz depois que o irmão dele, de 11 anos, levou algumas moedas para uma escola municipal. Desconfiada da autenticidade do dinheiro, mais leve e sem brilho, a direção da escola acionou o 32º Batalhão de Polícia Militar. Após conversarem com o menino, os policias foram até a casa do rapaz, no bairro Oeste, onde encontraram as falsificações. O suspeito foi levado para uma delegacia da Polícia Federal, em Porto Alegre. 

Fonte: MaisInterativa

Uma motorista confundiu a pista e caiu em uma valeta na Euclides da Cunha


Uma motorista do estado de Mato Grosso do Sul, confundiu o acesso da marginal para a pista e caiu em uma valeta da rodovia Euclides da Cunha (SP-320), em Votuporanga.

O acidente aconteceu por volta das 19h00 de quarta-feira (27), no trecho de elevação das pistas, entre o recinto de exposição de Votuporanga e de um bairro próximo.

“Me confundi com o acesso da marginal para a pista. Quando vi estava na contramão, tentei retornar, mas cai no buraco”, disse a mulher.

Ela, a mãe e sua filha, não se feriram. O carro foi guinchado com a ajuda da Polícia Rodoviária Estadual.

Créditos da Foto: José Luiz Lançoni

Consumidores aprovam volta das sacolinhas; ambientalista defende mais debate


São Paulo - A decisão judicial que garante o fornecimento gratuito de sacolinhas nos supermercados agradou a muitos consumidores da capital paulista. Para o o ambientalista Nelson Pedroso, da Associação Global de Desenvolvimento Sustentado, essa é uma questão que deveria ser melhor debatida na sociedade.

“Tem que ter sacolinha no mercado. Se a gente sai do serviço e, não trouxer a sacolinha, não tem como levar [as compras]”, disse a doméstica Maria Santana. A aposentada Aparecida Maria Silva Prado também defendeu a volta das sacolinhas. “Acho um descaso [a falta de sacolinhas]. Já pensou em você estar na rua e lembrar que precisa passar no mercado? Se você estiver só com a bolsa terá que gastar mais um dinheirinho [para levar as compras]”, reclamou.

Na última segunda-feira (25), a juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Cível Central da capital paulista, determinou que os supermercados retomem o fornecimento gratuito de embalagens adequadas e em quantidades suficientes para que os consumidores possam transportar as compras. A juíza estabeleceu o prazo de 48 horas, após recebimento da notificação, para que os supermercados de São Paulo voltassem a disponibilizar as sacolinhas. 

Alguns consumidores abordados pela Agência Brasil reclamaram também da falta de informação. Para eles, a alegação de que a retirada das sacolinhas dos supermercados está contribuindo para o meio ambiente não é suficiente, já que há muitos produtos nas prateleiras dos supermercados, por exemplo, que também são feitos de material plástico. “E o lixo na rua? Não vai dentro de um saco de lixo? E as embalagens não são todas de plástico?”, argumentou o técnico de trânsito Antero dos Santos Ferreira.
Para a dona de casa Maria Amélia França Ricota, neste debate, o consumidor fica sem saber qual é a melhor opção. “Já me acostumei a trazer sacola e carrinho. Isso é consciência. Fazemos o que estão dizendo que é o melhor. Mas o povo tem que colocar o lixo em alguma coisa. E eles usam a sacolinha para isso. Mas agora eles estão precisando comprar saco [de lixo]. E aí não sai a mesma coisa? Saco [de lixo] não é igual à sacolinha e polui da mesma forma? Os dois não vão para o meio ambiente?”, questionou. 

O cobrador de ônibus Tiago da Silva Alves apoia novas alternativas para as sacolinhas. “O consumidor só foi prejudicado nessa de evitar as sacolinhas plásticas. Os supermercados subiram os preços dos sacos de lixo. Foi um meio de enganar o povo. Acho que se deveria incentivar o uso de sacolinhas biodegradáveis. Um meio de evitar isso é fabricar sacolinhas que, no meio ambiente, se decompõe mais rapidamente”, disse ele.

Para a Associação Global de Desenvolvimento Sustentado, é preciso mais discussão. “Defendo um olhar no meio ambiente com um olhar na questão do direito da sociedade. Acho que poderia voltar [as sacolinhas] gradativamente, mas olhando para o futuro para que haja um controle mais adequado e até uma extinção desse produto”, defendeu o ambientalista Nelson Pedroso, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, há várias alternativas às sacolinhas plásticas que precisam ser estudadas. “Sob o ponto de vista do direito do consumidor, os supermercados agregaram o custo dessas sacolinhas aos seus produtos e acho que a discussão que cabe neste momento é como devolver para a sociedade esse recurso da economia provocada pelo não-uso das sacolas plásticas. Na Europa, esses recursos são investidos em fundos de pesquisa para analisar alternativas para a questão.”

O ambientalista acrescentou ainda que é importante a população continuar pensando em dar sua contribuição para o meio ambiente, preferindo, neste primeiro momento, usar as sacolas reutilizáveis. “É importante que a sociedade tenha a consciência de que os prejuízos que as sacolinhas causam ao meio ambiente acabam no bolso do cidadão.”

“Mas se houver liberação desenfreada, de cima para baixo, sem uma discussão apropriada e técnica, envolvendo a sociedade técnica e ambientalistas, que promovam alternativas viáveis e técnicas, acho que não teremos um futuro interessante para o conflito que está se instalado ali. A saída é procurar todas as alternativas para se evitar o uso de sacolas plásticas”, acrescentou Pedroso.

Por Elaine Patricia Cruz e Fernanda Cruz
Repórteres da Agência Brasil

Correios vão chamar aprovados em concurso para preencher mais de 9 mil vagas até o ano que vem


Brasília - A abertura de 9.904 vagas para a ampliação do quadro de pessoal dos Correios foi autorizada ontem (27) pelo Ministério do Planejamento. Segundo a empresa, deverão ser contratados primeiramente os aprovados do atual concurso que estão em cadastro reserva. Eles serão lotados nas agências de localidades em que haja necessidade de pessoal. Para os cargos que não tenham cadastro disponível, os Correios farão novo concurso ainda este ano.

A portaria com as novas vagas deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. A maioria das vagas aprovadas será para a área operacional da empresa, que inclui carteiros e operadores de triagem e transbordo. Atualmente, o quadro da empresa conta com 115 mil funcionários, sendo 57 mil carteiros.

Para o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), José Rivaldo da Silva, a autorização de novas vagas é positiva, mas não o suficiente para acabar com o problema de falta de pessoal na empresa. “Não resolve, mas ameniza. É importante para melhorar a prestação de serviços para a população, que é o que a gente defende, um serviço com qualidade e sem atrasos”. A federação estima a necessidade de mais 30 mil novas vagas para acabar com a contratação temporária e melhorar a prestação de serviços da empresa.

Segundo os Correios, o preenchimento das vagas será de forma escalonada, sendo 3.302 para contratação imediata (a partir de 1º de julho), 3.301, a partir de 1º de janeiro de 2013, e mais 3.301 a partir de 1º de abril. No ano passado, os Correios fez concurso para todas as áreas da empresa e 10.381 aprovados já foram contratados.


Por Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Redução da Selic já é sentida por empresas e consumidores, diz Mantega


Brasília - A redução da taxa básica de juros (Selic) para 8,5% já está refletindo na queda do spread bancário - diferença entre a taxa de captação e a de empréstimos feitos pelos bancos. Os benefícios dessa redução resultaram também no aumento de crédito no mercado como um todo, segundo avaliou ontem (27) o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

“A queda da Selic começa a surtir efeito para os tomadores finais de crédito. Em menos de um mês, os juros cobrados de pessoas físicas caíram de 45% para 39%. Para pessoas jurídicas, houve uma queda de 32% para 25% nos últimos dois meses”, disse Mantega durante o anúncio das medidas de incentivo aos investimentos, no Palácio do Planalto.

Ele acrescentou que, acompanhando a queda dos juros, houve também aumento de crédito e prazo para pagamento de empréstimos. “São quedas importantes porque estimulam a produção e reduzem o interesse por aplicações financeiras. Com isso caminhamos para um forte estímulo à produção”, disse Mantega.
O ministro destacou, ainda, que a desvalorização do real “significa que a produção brasileira ficou mais barata e mais competitiva”, e que isso terá influência direta nas exportações do país.

Por Pedro Peduzzi, Daniel Lima e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Passagens de ônibus interestaduais e internacionais aumentam 2,7% a partir de julho


Brasília - As passagens de ônibus interestaduais e internacionais de passageiros de linhas que percorrem mais de 75 quilômetros (km) vão ter um reajuste de 2,7% a partir do dia 1º de julho. O aumento foi autorizado ontem (27) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O reajuste, que está previsto em contrato e é autorizado anualmente, não se aplica ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, aqueles com distância de até 75 quilômetros, que será determinado em um ato específico da ANTT.

Os reajustes são calculados com base em custos da operação do serviço, como combustíveis, lubrificantes, peças e assessórios e pagamento de funcionários. A variação dos itens de custo é apurada por índices oficiais específicos divulgados por entidades como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis (ANP).

Por Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Jalesense está entre as finalistas do 'Garota Revista'


Foram definidas as seis finalistas do concurso "Garota Revista", na região noroeste paulista, na terça-feira (26), durante seletiva em São José do Rio Preto (SP), entre elas, a jalesense, Call Anny Mateus, 16 anos.

As outras finalistas são: Daniela Parreira, 15 anos, de São José do Rio Preto, Isabela Pavanelli, 14 anos, de Ilha Solteira, Lígia Gressoni, 18 anos, de Catanduva, Nathália Guerreiro, 14 anos, também de Rio Preto e Tatiana Meneguesso Nicoleti, 15 anos, segunda classificada de Catanduva.

As 50 participantes classificadas na primeira etapa se reuniram no Teatro Municipal Nelson Castro. Primeiro, foi realizada a conferência de documentos. Depois, as modelos foram levadas para a prova de figurino, onde também foram tiradas as medidas de cada concorrente.

Em seguida, elas participaram de uma seção de fotos, vestidas com calça jeans, camisa branca e também de biquini. Por fim, foi realizado um desfile. As concorrentes foram julgadas por uma equipe técnica do concurso, realizado e promovido pelo programa Revista de Sábado, da TV Tem, afiliada Rede Globo.
As seis classificadas seguem agora para próxima disputa, a final, que será no dia 14 de julho, em Sorocaba. A vencedora ganha uma viagem para Nova York e um contrato de dois anos com uma agência de modelos internacional. Ainda haverão semifinais em Bauru, Itapetininga e Sorocaba. 

Fonte: MaisInterativa

Fim de semana tem animação garantida para Jales e região no "Arraial na Praça"


Começa na sexta-feira (29), mais uma edição do "Arraial na Praça", evento Promovido pela Rádio Antena 102FM e Prefeitura Municipal de Jales. Entre os dias 29, 30 de junho e 1º de julho acontece esta tradicional festa com aspecto junino com a presença de no total 9 duplas durante os três dias de festa.

Segue abaixo os shows:

29/06 - Hugo e Tiago
29/06 - Joab
29/06 - Marcos Paulo e Rulian

30/06 - Hugo e Gabriel
30/06 - Éllens
30/06 - Kaio e Kelvin
30/06 - Karielle Gontijo

01/07 - Gustavo Moura e Rafael
01/07 - Marciano Acústico

Este ano o evento receberá apresentações de danças típicas, de escolas de Jales, que já estão se organizando para o evento. Além de danças, shows, o Arraial na Praça conta também com a presença de barracas oferecendo delícias típicas de inverno e festas juninas.

O evento acontece logo na entrada da cidade, na Av. João Amadeu, próximo ao Posto BR e Proença de Jales. 

Fonte: MaisInterativa

Santa Casa quer ajuda para viabilizar Centro de Diagnóstico por Imagem


Na última segunda-feira, dia 25 de junho, o provedor José Pedro, acompanhado pela assessora de provedoria, Adriana Mariano dos Santos e pela assessora de Comunicação, Vívian Curitiba, se reuniu com os vereadores Claudir Aranda, José Roberto Fávaro, Luís Especiato, Luiz Henrique Viotto, Osmar Pereira de Rezende, Pérola Maria Fonseca Cardoso, Rivelino Rodrigues, Salatiel Souza de Oliveira e Sérgio Nishimoto, para solicitar apoio aos parlamentares. "Esse Centro de Diagnóstico por Imagem será essencial para atingirmos uma maior resolutividade nos diagnósticos e propiciar uma conduta eficiente dentro das especialidades oferecidas pela Santa Casa, tanto para uso emergencial, de internados no hospital, ou mesmo para atender a demanda de exames eletivos da população de Jales e mais 34 municípios da região", explicou Venturini.

Segundo o provedor, o imóvel para a instalação do Centro já foi adquirido com recursos de doações, leilões de gado e promoções, todos realizados com a colaboração da população. Para a execução do projeto, a Santa Casa deverá investir R$ 800 mil na construção e o Governo do Estado, mais R$ 1 milhão. O grupo médico deverá investir R$ 4,5 milhões na compra de equipamentos. "Por isso precisamos da ajuda de vocês vereadores. A Santa Casa é da sociedade e vocês são os representantes do povo, por isso, vocês têm direitos e também deveres junto ao hospital e queremos que vocês sintam-se responsáveis por ele. Numa conta rápida, se cada vereador desta Câmara Municipal, conseguir em favor do hospital, no mínimo R$ 100 mil em emendas, com deputados estaduais, teremos R$ 1 milhão em custeio para o ano de 2013, o que possibilita flexibilidade no caixa para arcar com as despesas rotativas e conseguir investir em mão de obra especializada, plano de carreira e capacitação para os 284 funcionários, novos aparelhos, equipamentos e mobiliário, material médico de uso único", concluiu o provedor.

Para a assessora Adriana Mariano, seria importante que os vereadores a acompanhassem em viagens a São Paulo e Brasília, intermediando conversas entre deputados e representantes da Santa Casa. "Quando me reúno com deputados, eles sempre me cobram isso, que um vereador do município esteja presente, solicitando junto conosco, os recursos para nosso hospital".

Já os vereadores foram unanimes em apoiar a causa e se colocaram à disposição da Santa Casa de Jales no que for preciso para a viabilização dos recursos para o Centro de Diagnóstico por Imagem. "Com toda certeza, nós vereadores iremos nos empenhar em prol dessa causa justa e urgente e buscaremos soluções para que o Centro de Diagnóstico possa ser implantado na Santa Casa o mais rápido possível. Nossa população e a comunidade de toda a região merecem mais esse benefício", disse o presidente da Câmara, Luiz Henrique Viotto, o Macetão, em nome dos vereadores presentes na reunião.

Fonte:  Câmara Municipal de Jales

MPF recomenda que a Santa Casa de Jales assegure acesso universal ao SUS


O Ministério Público Federal recomendou ao provedor da Santa Casa de Misericórdia de Jales, José Pedro Venturini, que, em dez dias, tome as medidas necessárias para assegurar que o hospital preste o imediato e integral atendimento médico hospitalar àqueles que necessitarem, sem distinção, especialmente em relação à condições do paciente, como situação financeira, local de residência ou tipo de tratamento que deva ser oferecido.

Para o procurador da República em Jales, Thiago Lacerda Nobre, a Santa Casa local deve cumprir o Princípio da Universalidade no acesso aos serviços de saúde, previstos na lei do Sistema Único de Saúde.
Segundo a recomendação, a Santa Casa de Jales deve assegurar "o acesso universal, igualitário e gratuito às ações e serviços de saúde, relativos ao Sistema Único de Saúde, observando as Tabelas Nacionais de Procedimentos oriundas do Ministério da Saúde.

O hospital deve fornecer aos interessados e pacientes informações e esclarecimentos sobre o direito de ser atendido pelo SUS e deve adotar mecanismos para coibir e evitar qualquer negligência ou negativa de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde por parte dos profissionais que compõem o corpo clínico ou administrativo dessa instituição.

Relato
O médico que atendeu a família da paciente teria informado que o procedimento não poderia ser feito pelo SUS e que o custo do atendimento até o momento era de R$ 22 mil.

Mesmo não tendo condições de arcar com os custos, F. afirmou que a família faria de tudo para não dar "prejuízos à Santa Casa", mas como sua tia não tem previsão de alta, pela complexidade do caso, ela tentou transferir o tratamento para o SUS.

Entretanto, a assistência social do hospital informou que a transferência para o SUS não poderia ser feita pois a documentação da paciente era de Iturama-MG, e que o SUS dessa cidade é que seria o responsável pelo seu atendimento. Para o MPF, que instaurou hoje um procedimento administrativo para apurar a questão após atender à cidadã, a alegação do hospital é ilegal.

Caso a direção da Santa Casa de Jales não tome as medidas determinadas na recomendação, a entidade já fica ciente do que o MPF poderá tomar as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para assegurar a prevalência do Direito à Saúde.

Esta não é a primeira vez que o MPF em Jales recebe denúncias de que critérios ilegais têm sido usados para impedir ou dificultar o acesso dos cidadãos ao SUS em hospitais credenciados ao sistema. Em agosto de 2009, o MPF recomendou às prefeituras da região que determinassem a todas as unidades de saúde conveniadas e mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para que afixassem cartazes informando sobre a ilegalidade da cobrança de serviços realizados nas unidades.

A iniciativa do MPF ocorreu após a instituição ter recebido denúncias de que médicos estariam cobrando para realizar partos na região, o que é objeto de investigação desde então.

(Assessoria de Comunicação Procuradoria da República no Estado de S. Paulo). – A recomendação foi expedida nesta segunda-feira, 25 de junho, à tarde, após o MPF em Jales ter recebido no mesmo dia o relato da operadora de caixa F. J. F.. Ela contou ao MPF sobre a situação de sua tia, D. S. F., de 74 anos, internada na Unidade de Tratamento Intensivo da Santa Casa de Jales, desde o último dia 20 de junho, em virtude de um AVC hemorrágico, resultando em uma operação de urgência. 

Fonte: MaisInterativa

PF e PM prendem contrabandista de mercadorias em Suzanápolis


Na manhã de sexta-feira(22), Policiais Militares de Suzanápolis, abordaram, na rodovia vicinal, Dirceu Ferreira, um veículo GM/Astra carregado de diversas mercadorias contrabandeadas do Paraguai.

A abordagem ocorreu em razão de patrulhamento de rotina da polícia militar, na qual os policiais verificaram que o veículo transportava produtos adquiridos no Paraguai e não possuíam qualquer documentação comprobatória de sua regular importação. Ao ser informado de que estava preso e que seria conduzido até a Delegacia de Polícia Federal, o motorista ofereceu dinheiro aos policiais a fim de que fosse liberado, prática que configura ao crime de corrupção ativa.

Após ser interrogado pela Autoridade Policial, o condutor do veículo, J.S.A., mecânico, 30 anos, foi encaminhado para a cadeia pública de Pereira Barreto e responderá pelos crimes de contrabando e corrupção ativa, crimes com penas que variam de 1 a 4 anos e 2 a 12 anos, respectivamente. Seu acompanhante I.C.N.S., comerciante, 20 anos, foi liberado após prestar esclarecimentos.

O veículo e as mercadorias apreendidas serão entregues na Receita Federal do Brasil, para que as providências fiscais e administrativas sejam adotadas.

Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Jales. 

Fonte: MaisInterativa

Produção brasileira de ovos tem quarta alta consecutiva


Rio de Janeiro - A produção brasileira de ovos teve, no primeiro trimestre deste ano, o quarto crescimento consecutivo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram produzidas 671,1 milhões de dúzias de ovos nos três primeiros meses deste ano.

Foi registrado um crescimento de 1,4% em relação ao último trimestre do ano passado, o que confirma uma tendência de crescimento percebida desde o segundo trimestre de 2011 neste tipo de comparação. Já em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o crescimento foi de 8,2%. 

Por Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Abate de frangos aumenta no primeiro trimestre e de bovinos e suínos diminui


Rio de Janeiro – O abate de frangos foi o único a registrar aumento no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre do ano passado. Segundo a Pesquisa Trimestral de Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje (27) 1,36 bilhão de frangos foram abatidos nos três primeiros meses deste ano, um aumento de 3,2% em relação ao trimestre anterior.

Mais da metade dos abates ocorreram nos três estados do Sul do Brasil. O Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul somaram 58,8% do total do fornecimento de frangos ao mercado.

Já os abates de bovinos e suínos tiveram quedas, respectivamente, de 2% e 2,8% em relação ao trimestre anterior. Entre janeiro e março deste ano, foram abatidos 7,2 milhões de bois e 8,7 milhões de porcos.
Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, os abates dos três tipos de animais tiveram aumento: suínos (6,9%), frangos (4,3%) e bovinos (1,6%).

Por Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Inscrições para cursos de turismo e serviços para a Copa foram abertos


Brasília – Foram abertas ontem  (26) as inscrições para 40 mil vagas em 32 cursos presenciais e gratuitos de aperfeiçoamento e capacitação nas áreas de turismo e serviços para a Copa de 2014. Os cursos, inclusive para as línguas (inglês, espanhol e libras), estão disponíveis nas 12 cidades-sede da Copa e em 117 municípios. Os interessados devem ter mais de 18 anos.

Os cursos terão quatro meses de duração. Os alunos terão auxílio estudantil, como alimentação e transporte. Terão prioridade nessa primeira seleção os interessados pelos cursos nas cidades-sede da Copa das Confederações em 2013 (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador).
No total, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) deverá oferecer 240 mil vagas, 40 mil por semestre, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

"Até a Copa, vamos oferecer 240 mil vagas para 30 áreas ligadas ao turismo. São cursos para agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos, além de várias outras profissões que têm relação com essa área do turismo", disse a presidenta Dilma Rousseff no programa de rádio Café com a Presidenta, na última segunda-feira (25).

Os cursos oferecidos são: agente de informações turísticas, agente de viagens, atendente de lanchonete, auxiliar em hospedagem, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de agência de viagens, bartender, camareira, chapista, churrasqueiro, guia de turismo, copeiro, cozinheiro, masseiro, mensageiro, mestre de cerimônias, monitor ambiental, monitor de recreação, organizador de eventos, padeiro, confeiteiro, pizzaiolo, recepcionista, salgadeiro, sommelier e sushiman.

As empresas interessadas em se cadastrar no programa devem estar inscritas no Cadastur, banco de dados do Ministério do Turismo. A participação facilita o acesso a crédito em bancos oficiais, classificação dos meios de hospedagem, e informações restritas aos não cadastrados.

Mais informações estão disponíveis pelo número 08006068484 ou na página do Pronatec na internet.

Por Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasileiros entram cada vez mais cedo no mundo das drogas, constata a Abrad


Rio de Janeiro - No Dia Mundial de Combate às Drogas, comemorado ontem (26), um dado preocupa autoridades e especialistas no Brasil: o uso de drogas está acontecendo cada vez mais cedo na vida dos brasileiros.

“Esta é a grande preocupação nossa devido à precocidade do acesso ao álcool e às demais drogas, sendo que o que fica mais notório é o abuso, o uso excessivo do álcool, entre menores de 18 anos”, disse à Agência Brasil a psicóloga Leandra Iglesias, diretora da unidade serrana da Associação Brasileira de Alcoolismo e Outras Drogas (Abrad). Ela participou da 14ª Semana Nacional de Prevenção ao Álcool e Outras Drogas, que ocorre na cidade de Petrópolis, na região serrana fluminense.

De acordo com a Abrad, o uso do álcool e do tabaco começa em torno de 12 anos de idade, em média. “Nós costumamos dizer que o álcool e o cigarro, que são as drogas legais, são a porta de entrada para as drogas ilegais”, destacou Leandra Iglesias. “Esta é a nossa preocupação, porque ninguém começa com uma droga pesada”, completou.

Cerca de 12,5% da população brasileira são dependentes de álcool. E o consumo entre as mulheres aumentou 55% nos últimos dez anos, “de forma abusiva”, informou a psicóloga.

A Semana Nacional de Prevenção ao Álcool e Outras Drogas promoveu palestras nas escolas sobre os danos do álcool ao cérebro e sobre o uso de esteroides e anabolizantes, considerados drogas sintéticas que causam dependência psicológica, entre outros temas.

Leandra Iglesias alertou que da mesma forma que as drogas ilícitas, os esteroides e anabolizantes causam danos em diversas áreas do organismo humano e do cérebro, inclusive com diferenciação entre malefícios no organismo feminino e masculino. “É bastante preocupante, porque o jovem não sabe disso e, em busca do corpo sarado, usa essas substâncias de forma não criteriosa”.

Fonte: Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

terça-feira, 26 de junho de 2012

Dona de casa é violentada e assaltada por bandidos em Fernandópolis


A dona de casa J.V.S., 24 anos foi assaltada e violentada por criminosos na manhã de sábado(23), na rua Paulino Maximiniano Duran, Vila Mariana, em Fernandópolis.

A vítima contou à Polícia que caminhava pelo local, quando dois rapazes chegaram em uma moto e pararam ao seu lado.

O garupa desceu da moto,agarrou a vítima por trás e acertou-lhe um soco na barriga, enquanto o condutor jogou um tijolo em sua testa, ferindo-lhe gravemente.

Os bandidos ainda pegaram um cartão bancário e R$ 800,00 em dinheiro que estavam em sua bolsa,jogaram-a no chão e fugiram do local, tomando rumo ignorado.

Uma pedestre que passou pela cena do crime avistou a dona de casa no chão totalmente ferida e com isso acionou o SAMU, que socorreu a mulher até o Pronto Socorro da Santa Casa.

A vítima não soube descrever as caracterísitcas físicas dos assaltantes.

Fonte: Região Noroeste

3º Encontro de Mountain Bike do Ecopedal repete o sucesso de outras edições


Foram cerca de 25 Km de pedaladas em uma estrada de terra, trajeto que levou os atletas à cidade de Vitória Brasil. Com uma paisagem bela, e um sol tipico de Jales, mais de 40 amigos prestigiaram a pedalada organizada pelo Ecopedal, sob a direção de Rafael Freitas, fundador do grupo.

Depois do longo trajeto, muitos participantes superaram seus limites e foram recebidos por um delicioso almoço oferecido no Recinto de Exposições onde acontece a Facip.

A Tv Interativa esteve presente no encontro e a repórter Rosiane Cerverizo acompanhou pedalando grande parte do trecho do Ecopedal. Segundo ela o melhor além da bela paisagem e contato direto com a natureza, as companhias e apoio da equipe foi o que a incentivou."Foi uma experiência fantástica. Conheci novas pessoas, pratiquei uma atividade prazerosa e apesar de algumas dificuldades que sempre enfrentamos quando começamos, acredito que não decepcionei. Respeitei sempre meus limites e recebi todo o apoio da equipe do Ecopedal e dos participantes. É muito bom saber que Jales tem um grupo onde amizade, saúde e espírito de equipe 'pedalam' lado a lado".

O grupo do Ecopedal se encontram todas às terças e quintas no Auto Posto Modelinho. Interessados em participar, compareçam com suas bikes e estejam prontos para "viciar" nesta modalidade esportiva.

Fonte: MaisInterativa

Procuradora do caso Cachoeira volta a ser intimidada com e-mail ameaçador


Brasília – A procuradora Léa Batista, uma das responsáveis por denunciar o empresário Carlinhos Cachoeira e outros envolvidos na Operação Monte Carlo, voltou a ser ameaçada por sua atuação no caso. A procuradora, que atua no Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), recebeu um e-mail no último sábado (23) com palavras de baixo calão e ameaças a ela e sua família.

Léa já havia sofrido ameaça no último dia 13 de junho, mas a mensagem era mais amena, em um tom ressentido. Assinada por alguém que se denominou “Injustiçado”, a mensagem dizia que a procuradora estava sendo muito dura no caso e que parentes de Cachoeira continuavam ganhando dinheiro com a exploração ilegal de jogos.

Na mensagem desse sábado, o tom de intimidação e ameaça fica claro já no título do e-mail: “Cuidado”. O remetente, que assina como Silvio Caetano Rosa, resume a ameaça em apenas uma frase: “Sua vadia ainda vamos te pegar, cuidado, você e sua família correm perigo”.

As ameaças à procuradora estão preocupando o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho. Ele encaminhou ofício nesta segunda-feira (25) ao corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jeferson Coelho, pedindo providências sobre o caso para “garantir à colega a segurança imprescindível à boa consecução [execução] de suas atribuições”. A expectativa é de que o CNMP analise o caso na sessão desta terça-feira (26).

Léa e Daniel Resende são os representantes do Ministério Público na Operação Monte Carlo, em Goiás, enquanto o procurador Carlos Alberto Vilhena gerencia os desdobramentos do caso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. A ANPR informa que não tem notícia de que os outros procuradores do caso tenham sofrido ameaças, nem que algum deles vá deixar o caso.

Na última semana, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que “o Ministério Público não pode correr o risco de ser surpreendido em razão de alguma ameaça”.

No último dia 13 de junho, o juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, responsável pela ação penal derivada da Operação Monte Carlo, pediu afastamento do processo alegando ter sido ameaçado por pessoas ligadas ao grupo de Cachoeira. O juiz Alderico Rocha Santos assumiu o processo contra Carlinhos Cachoeira e outros réus da Operação Monte Carlo.

Por Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Conselho de Ética decide pela cassação de mandato do senador Demóstenes Torres


Brasília - Por unanimidade, o Conselho de Ética do Senado aprovou na noite de ontem (25) o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) que pede a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). A votação ocorreu de forma nominal e por meio de voto aberto. O relatório recebeu a aprovação dos 15 senadores que integram o conselho.

O parecer será encaminhado agora à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, para análise dos aspectos constitucionais. Antes de votar, no entanto, a CCJ terá que esperar um intervalo equivalente a cinco sessões ordinárias do Senado, o que fará com que o julgamento político de Demóstenes só ocorra a partir da próxima semana.

Após passar pela CCJ, a posição do conselho segue para o plenário, que terá que decidir, em votação secreta, sobre a perda de mandato do senador.

A reunião durou cerca de cinco horas. No texto, o relator destacou a relação próxima de Demóstenes com o empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, investigado pela Polícia Federal por suspeita de explorar jogos ilegais e comandar um esquema de corrupção de agentes públicos e empresários.

Costa destacou em seu relatório que Demóstenes mentiu ao Conselho de Ética sobre a sua relação com o empresário e que colocou o seu mandato de senador a serviço dos interesses de Cachoeira. O relatório também apontou que o parlamentar goiano participava do esquema de "lavagem de dinheiro" operado por Cachoeira.

"Afirmo, sem tergiversar, que o Senador Demóstenes Torres teve um comportamento incompatível com o decoro parlamentar: percebeu vantagens indevidas; praticou irregularidades graves no desempenho do mandato", disse o senador Humberto Costa ao apresentar seu voto.
A defesa do senador, que falou na abertura da reunião durante 30 minutos, declarou que Demóstenes quer ser avaliado pelo plenário do Senado e optou por não pedir o arquivamento do processo.
O pedido da defesa causou protesto do senador Mário Couto (PSB-PA). Ele disse que se desligaria do conselho, caso a decisão fosse a favor de Demóstenes. "Jamais vi na minha vida uma defesa pedir a condenação. Peço meu desligamento antecipado deste Conselho de Ética se o plenário absolver Demóstenes", declarou.

Couto prometeu que abrirá o seu voto quando o processo de cassação for apreciado pelo plenário da Casa. "Quero fazer um apelo, que o senhor [o presidente do Conselho de Ética, Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)] seja portador de um pedido de voto aberto. Nós temos que moralizar o Senado. Não podemos mais esconder o nosso voto do povo brasileiro", disse. "A nação está carente de moralidade, e nós não podemos esconder o nosso voto. Vou abrir o meu voto, nem que, para isso, meu voto seja anulado", completou.

Já o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse ao votar que os atos de Demóstenes Torres acabaram prejudicando a imagem do Senado. "O que estamos aqui cuidando não é da ética no comportamento pessoal. A quebra de decoro parlamentar não atinge o indivíduo, atinge a instituição", destacou. "Nos não estamos aqui em uma confraria de amigos. O Senado não é um clube", declarou.

Antes da votação, o senador Pedro Taques (PDT-MT) lembrou que as gravações indicaram que Demóstenes avisou Carlinhos Cachoeira sobre as investigações da Polícia Federal. "Isso é um fato gravíssimo porque expõe a risco de morte pessoas que estão exercendo uma função pública", disse Taques. "Não existe nada mais trágico no mundo do que saber o que é certo e fazer o errado. O senador Demóstenes sabia o que é certo e optou pelo que era errado", ressaltou.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) falou da decepção que sentiu ao saber das denúncias envolvendo o senador goiano. "Eu vivo um momento muito doloroso porque eu tinha uma grande admiração pelo senador Demóstenes. A mim, ele enganou o tempo todo. Sinceramente, eu acreditei nele. Será que o problema dele não é um problema psiquiátrico e não jurídico. Um problema de dupla personalidade", disse.
Simon também defendeu que a votação em plenário fosse feita de forma aberta. "Eu vou votar pela cassação e gostaria que a votação fosse aberta", disse Simon.

Por Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio +20 e Jales: Ações para o meio ambiente

Jales também esta de olho no meio ambiente!


Na área ambiental:
- Através do Programa Município Verde Azul, o município instalou a coleta seletiva e conseguindo por este mesmo Programa, um caminhão tipo gaiola, que recolhe na cidade materiais recicláveis, assim como temos também um caminhão tipo prensa, que presta o mesmo serviço.
- Em fins de 2011, com o apoio da Prefeitura foi criada a Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos.
- Pelo Programa, o município adquiriu um equipamento para picar galhos, resultantes das podas realizadas na cidade, por jardineiros particulares e pela própria equipe da Secretaria da Agricultura. Este equipamento reduz enormemente o volume de folhas, galhos e troncos, diminuindo assim o espaço ocupado por estes restos vegetais.
Pelos feitos na área ambiental, o município foi condecorado com o Selo de Município Verde, estando ranqueado entre os 20 melhores municípios do Estado, de acordo com o Programa Município Verde Azul.

Na área de estradas rurais:
- Foram realizados trabalhos de perenização das estradas rurais, utilizando do convênio “Melhor Caminho”, gerido pela CODASP-Companhia de Desenvolvimento agrário de são paulo. Os bairros beneficiados foram: Córrego da Roça, Córrego da Figueira (saída do Pilão) e Córrego da Peroba. No total foram 12 quilômetros trabalhados, eliminando pontos críticos e facilitando o tráfego de veículos e de carga para escoamento da produção.

Na área da pecuária:
- Trabalho junto aos ovinocultores do município, proporcionando contatos técnicos com empresas especializadas na criação e, efetivando a formação da Associação dos Ovinocultores da Região de Jales.
- Na Pecuária Leiteira, foram ministrados cursos, visando o aumento da produtividade, manejo através de piqueteamento e irrigação das áreas de pastagens, para os pequenos produtores, visando aumento de renda com a atividade e profissionalização.
Na área de agricultura:
- Implantação do “Barracão do Produtor”, em parceira com o CEAGESP, com centralização na Cooperativa de Jales, onde os produtores entregam seus produtos e são comercializados com o preço justo, sem problemas com atravessadores e garantia de recebimento.
- Implantação do selo “Garantia de Sabor”, em parceria com o CEAGESP, junto aos viticultores de Jales, garantindo um preço diferenciado na comercialização junto aos compradores do CEAGESP.
- Implantação do PAA – Plano de Aquisição de Alimentos, programa do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, junto aos produtores da agricultura familiar, sendo obrigatório a comprovação através da Declaração de Aptidão ao PRONAF.
- Celebração de convênios com o MDA para Aquisição de Patrulha Agrícola, sendo o município beneficiado com vários tratores, implementos e equipamentos.
- Construção e Implantação do “Barracão da Economia Solidária”, em convênio com o MDA, com funcionamento junto ao comboio, beneficiando produtores rurais da Agricultura Familiar que realizam a agroindustrialização de parte de sua produção agrícola, como sucos de uva, de caju, vinhos, compotas, mel, etc.
- Participação na AGRIFAM – Feira da Agricultura Familiar, levando produtores e seus produtos para divulgação e comercialização.

E MAIS!  O QUE TEM EM JALES QUE NÃO TEM NA REGIÃO:

Jales abriga vários órgãos importantes para a agricultura regional, como os que atuam na área ambiental:
- sede da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental para a região, que incorporou o antigo DPRN – Depto. de Proteção aos Recursos Naturais;
- sede do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica para a região;
- sede da Polícia Ambiental;
- na área de pesquisas em agricultura, temos a EMBRAPA Uva e Vinho – Estação Experimental de Viticultura Tropical;
- Instituições de ensino gratuito que ministram cursos voltados à agricultura, como a FATEC – Faculdade de Tecnologia ligada ao Instituto Paula Souza do Governo Estadual com o curso de Agronegócios, a UAB – Universidade Aberta do Brasil, ligada ao Governo Federal com os cursos a distância de Agricultura Familiar e Engenharia Ambiental.
- ETEC – Escola Técnica Agrícola, vinculada ao Instituto Paula Souza, oferece cursos gratuitos na Agropecuária e vários outros profissionalizantes equivalentes ao ensino médio, assim como cursos de aperfeiçoamento para agricultores.

ALÉM DISSO, JALES FOI PIONEIRA EM ALGUNS SERVIÇOS E MANTÊM-SE ATÉ HOJE COMO UMA DAS MELHORES CIDADES DA REGIÃO, COMO: 
- Jales possui um dos melhores Viveiros de produção de mudas da região. Tem capacidade instalada para 200.000 mudas de diversas espécies, especializado em produção de mudas nativas, com mais de 80 espécies catalogadas, para recomposição de Áreas de Preservação Permanente (mata ciliares de córregos e nascentes) e para a reconstituição de Reserva Legal. Atende aos munícipes de Jales e também a outros produtores dos municípios vizinhos para a mesma finalidade.
Além das mudas de plantas nativas, o viveiro produz também mudas de plantas exóticas (que não são nativas do Brasil) como eucalipto, teca, cedro australiano e outras.
Para a manutenção das áreas verdes da cidade, o Viveiro produz mudas de plantas ornamentais, como palmeiras, arbustos e plantas rasteiras.
- Jales por muitos anos foi considerada a cidade onde existia a uva fina de mesa mais saborosa. Com toda a razão, e esse título é considerado até o momento. No município de Jales foi onde tudo começou, mais precisamente no córrego do Jataí. Nesse bairro, prevalecia a colônia japonesa, e a família Nagata e Nishimoto foram os pioneiros no estabelecimento desta cultura em nossa região, isto aconteceu nos idos dos anos setenta do século passado. Hoje toda a região se beneficia dos conhecimentos adquiridos inicialmente pelos japoneses, e se profissionalizaram, introduzindo novas técnicas de manejo e de equipamentos que facilitam os trabalhos na atividade.
Não podemos esquecer, que a EMBRAPA Uva e Vinho – Estação Experimental de Viticultura Tropical, estabelecida em Jales, no córrego da Barra Bonita, tem papel relevante no reavivamento da viticultura no município com a introdução da Uva Niagara, cuja produção é obtida nos meses de agosto a outubro, antes dos outros municípios produtores, assim como é responsável pela introdução de novas variedades de uvas finas sem sementes: Clara, Linda e Morena, que já se espalharam em todo o território nacional.
Jales, é reconhecida nacionalmente como centro irradiador de novas variedades de uvas finas e rústicas para consumo “in natura”, como também de tecnologias para a viticultura nacional.

Estas são apenas algumas melhorias que posso citar. No texto abaixo, os cidadãos poderão conhecer melhor o que o município possui hoje em favor do meio ambiente:



Jales possui um dos melhores viveiros de produção de mudas da região, o VIVEIRO MUNICIPAL.  Ele  tem capacidade para produzir cerca de  200.000 mudas de diversas espécies, especializado em produção de mudas nativas, com mais de 80 espécies catalogadas, para recomposição de Áreas de Preservação Permanente (matas ciliares de córregos e nascentes) e para a reconstituição de Reserva Legal. O local atende aos munícipes de Jales e também a outros produtores dos municípios vizinhos para a mesma finalidade.

Além das mudas de plantas nativas, o viveiro produz também mudas de plantas exóticas (que não são nativas do Brasil) como eucalipto, teca, cedro australiano e outras. Para a manutenção das áreas verdes da cidade, o Viveiro produz mudas de plantas ornamentais, como palmeiras, arbustos e plantas rasteiras.
 

Cultura de Uvas Finas
Jales é reconhecida nacionalmente como centro irradiador de novas variedades de uvas finas e rústicas para consumo “in natura”, como também de tecnologias para a viticultura nacional.
Plantação de uva em Jales
O município é  considerado o local onde existe a  uva fina de mesa mais saborosa. Tudo começou no século passado, mais precisamente no córrego do Jataí,  em uma   colônia japonesa  onde viviam  as famílias  Nagata e Nishimoto – os pioneiros no estabelecimento desta cultura em nossa região.
Festa da Uva
Toda a região se beneficiou  com os  conhecimentos adquiridos inicialmente pelos japoneses. Hoje em dia, as pessoas se profissionalizaram e introduziram  novas técnicas de manejo e de equipamentos que facilitaram  os trabalhos nessa  atividade.

Embrapa Uva e Vinho
É importante ressaltar  que a EMBRAPA Uva e Vinho – Estação Experimental de Viticultura Tropical, estabelecida em Jales, no córrego da Barra Bonita, tem papel relevante no reavivamento da viticultura no município com a introdução da Uva Niagara (Rosada), cuja   produção é colhida  entre os meses de agosto e outubro, antes dos outros municípios produtores.
Embrapa: Estação de Viticultura em Jales
Em Jales foi construído e implantado o “Barracão da Economia Solidária”, em convênio com o MDA-Ministério do Desenvolvimento Agrário, com funcionamento junto ao comboio, beneficiando produtores rurais da Agricultura Familiar que realizam a agro industrialização de parte de sua produção agrícola, como sucos de uva, de caju, vinhos, compotas, mel, etc.
 A EMBRAPA   é responsável, também, pela introdução de novas variedades de uvas finas sem sementes: BRS (Clara), BRS (Linda) e BRS (Morena), que já se espalharam por  todo o território nacional.
Município Verde e Azul 
Na área ambiental, através do Programa Município Verde Azul, presente em todo o estado de São Paulo, o município instalou a coleta seletiva e conseguiu por este mesmo programa, um caminhão tipo gaiola, que recolhe na cidade materiais recicláveis, assim como temos também um caminhão tipo prensa, que presta o mesmo serviço.
Trabalho de Jardinagem Municipal
Pelo programa, o município adquiriu também um equipamento para picar galhos, resultantes das podas realizadas na cidade, por jardineiros particulares e pela própria equipe da Secretaria da Agricultura.
Este equipamento reduz enormemente o volume de folhas, galhos e troncos, diminuindo assim o espaço ocupado por estes restos vegetais.
Galhos triturados pelo equipamento
No final  de 2011, com o apoio da prefeitura, foi criada a Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos, a COOPERSOL, que transforma lixo em renda , beneficiando  o cidadão e o município.
Pelos feitos na área ambiental, o município foi condecorado com o Selo de Município Verde Azul.
Cooperativa
Jales abriga vários órgãos importantes para a agricultura regional, e na área ambiental é sede da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental para a região, que incorporou o antigo DPRN – Depto. de Proteção aos Recursos Naturais; sede do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica para a região; e por fim, sede da Polícia Ambiental
Na  pecuária, Jales conta com  a Associação dos Ovinocultores da Região de Jales, um trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura junto aos ovinocultores do município, proporcionando contatos técnicos com empresas especializadas na criação.
Já, na pecuária leiteira, em parceria formada entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato Rural, foram oferecidos cursos que  englobam manejo através de piqueteamento e irrigação das áreas de pastagens. Estes cursos têm como objetivo  o aumento da produtividade,  da renda  e profissionalização dos produtores rurais na atividade.

Mais sobre as políticas para o meio ambiente em Jales também no blog do amigo professor Luís Especiato e no link: http://jales.sp.gov.br/secretarias/agriculturaemeio-ambiente/


Fonte: www.humbertoparini.com.br/blog

Aconteceu em Jales: MEU QUARTO, MINHA INOCÊNCIA

"Cultura e
Enfrentamento à Violência
Contra Crianças e Adolescentes
Mais uma ação transversal do
Ponto de Cultura
Escola Livre de Teatro
de Jales"



No dia 12 de junho o Núcleo de Produção e Difusão Cultural estreou no Centro Cultural "Dr. Edílio Ridolfo" em Jales a peça "MEU QUARTO, MINHA INOCÊNCIA", o mais novo espetáculo do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales. O trabalho surgiu de uma proposta feita pelos profissionais do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social. A ELITE, que já desenvolve há anos ações de impacto sociocultural apoiando a causa, produziu o espetáculo que trata de forma transversal a cultura e o abuso sexual e exploração contra crianças e adolescentes. O objetivo era construir uma peça teatral completa com todos os seus recursos lúdicos, mas que também servisse como ação de enfrentamento a esse problema social. O trabalho exigiu grande esforço do elenco e da direção para suprir esta demanda.

Apesar de ser um trabalho novo pudemos perceber as grandes possibilidades para difundir mais essa mensagem com o nosso teatro. Ao termino das apresentações promovemos um debate onde o elenco da peça e a direção ficaram a disposição do público para questionamentos tanto em relação a obra quanto a temática. Temos nosso público como grande termômetro, na primeira apresentação o nosso público estava formado quase que cem por cento por profissionais da Assistência Social, Psicólogos e demais profissionais que trabalham diretamente no enfretamento desses problemas. Esses fatores mostram quão grande é a nossa responsabilidade ao tratar de tão delicada temática. Segundo o público ali presentes o grupo conseguiu atingir os objetivos esperados. Na segunda apresentação o público era formado por quase que 100 % de crianças e alguns professores que os acompanhavam.

Também obtivemos um resultado satisfatório. Ao promovermos o bate papo, professores elogiaram o trabalho tanto pelo tema quanto pela busca de uma linguagem teatral que dialogasse com o universo infantil. O CREAS contribuiu muito com a pesquisa do Núcleo de Dramaturgia para a produção do texto dramático nos fornecendo materiais. O objetivo do espetáculo é suscitar o debate e torno do tema proposto alertando toda a comunidade para um problema que acontece bem próximo dos nossos olhos e muitas vezes preferimos fechá-los.

Meu Quarto Minha Inocência
Direção: Clayton Campos
Dramaturgia: Nonato Teixeira
Elenco: Lara Moretti,
Mariana Molina e
Nonato Teixeira



RAIMUNDO NONATO TEIXEIRA

Ator, Dramaturgo e
Coordenador de Núcleo no
Ponto de Cultura Escola Livre de
Teatro de Jales/SP              








Fonte: www.elteatrojales.blogspot.com.br

Karateca de Jales disputa torneio em Campo Grande


No sábado, 23 de junho, o professor de karatê da Associação de Judô e Karatê Jalesense, sensei Edson Resende disputa a segunda etapa do Campeonato Estadual de Karatê na cidade de Campo Grande (MS).
O Campeonato Estadual da FKMS é reconhecido pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), única entidade nacional reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) como representante do Karatê Esportivo Oficial.

O professor, também participará no mês de Setembro do Campeonato Brasileiro de Karatê na cidade de Fortaleza/CE e já conquistou a medalha de ouro na primeira etapa do Campeonato Estadual, e vê essa segunda etapa como mais uma oportunidade para aumentar sua experiência, de forma a proporcionar mais qualidade para o ensino do karatê na região.

"Todo professor de karatê deve sempre participar de treinamentos e atividades externas, de modo a garantir a continuidade do crescimento nesta arte marcial", comenta Sensei Edson referindo-se ao fato de não existir final de carreira no karatê, sendo um esporte com início, meio e continuidade.

Após retornar do Campeonato Estadual, já na segunda-feira (25), o professor estará viajando para a cidade de Lima no Peru para acompanhar um de seus alunos, o atleta Diego Pimenta da Silva que, fazendo parte da Seleção Brasileira de Karatê, irá participar do Campeonato Sulamericano. O campeonato será realizado no Peru entre os dias 26 e 30 de junho, tendo o professor agradecido o apoio da Prefeitura Municipal de Jales que ajudou o professor em alguns dos gastos da viagem.

Ainda como forma de expandir o conhecimento de seus alunos na região, Sensei Edson organizou no início deste mês de junho um treinamento ministrado pelo Faixa Preta 4º Dan, Árbitro nível AA da CBK (Confederação Brasileira de Karatê), Sensei Cloudoardo Zanon. Participaram deste treinamento alunos do Sensei Edson Resende das cidades de Jales, Estrela D’Oeste e Urânia.

Na foto, Sensei Edson Resende com o aluno Diego Pimenta.

Fonte: MaisInformações

Acidente em avenida de Jales deixa dois feridos

Foto Eduardo Gadotti

Um acidente na madrugada de sábado (23), por volta das 03h00, no cruzamento da Avenida João Amadeu com a Rua Dezessete, deixou dois jovens feridos.

Segundo versão, o motorista G.S.O.L, de 21 anos, seguia pela avenida com seu Ford KA, ano 2007, quando bateu no motociclista A.M.S, que também transitava pela João Amadeu e estava parado no semáforo.

O motociclista, residente no Jardim Municipal, foi levado para a Santa Casa de Jales, onde permanece internado na UTI. A Santa Casa não forneceu informações sobre o estado de saúde da vítima. O jovem de 18 anos, L.N.S.R, que também estava no carro, feriu-se levemente. Ele teria dito que o motorista do Ford Ka ainda tentou desviar do motociclista, o qual teria permanecido parado no semáforo depois que o sinal abriu.


MaisInterativa



Trezentos alunos recebem certificados do Samuzinho




No dia 21 de junho quinta-feira, foi realizado no Centro Cultural “Dr. Edílio Ridolfo” a entrega de certificados aos professores e alunos das escolas municipais que participaram do Projeto Samuzinho.

O evento homenageou alunos, professores e pais, e contou com a participação da Orquestra de Sopros de Jales que apresentou músicas de Michael Jackson, Village People e os temas musicais dos filmes Rei Leão e Piratas do Caribe, acompanhados de projeção em telão.

Os alunos da Escola Municipal Prof.º Alberto Gandur cantaram a música “AVC”, os da EM Iracema Cadeo cantaram “SAMU 192” e os da EM Maria Olympia apresentaram a música “Trote não vou nem pensar”, acompanhados pelo aluno João Antonio Marfim Teixeira na sanfona.      

Presentes o secretário de Comunicação Francisco Melfi representando o prefeito Humberto Parini, o vereador Luis Especiato, representando a Câmara Municipal, o secretário da Saúde Dr. Donizeti Santos de Oliveira, secretária de Educação Prof.ª Élida Maria Barison, o gerente administrativo do CONSIRJ José Roberto Pietrobom, a coordenadora geral do SAMU 192 enfermeira Marineuza Neves da Silva, o diretor técnico do CONSIRJ Rafael Castro de Barros, a equipe do SAMU, diretores,  professores, pais, alunos e convidados.

O projeto Samuzinho teve início em abril deste ano e será estendido para outras escolas da rede pública municipal. Seu objetivo foi atingido, com a redução de 40% nos trotes. Além disso, contribuiu para reduzir acidentes e orientar os alunos em situações de emergências e atendimento em primeiros socorros.

O projeto Samuzinho foi uma iniciativa da equipe do SAMU 192 Regional de Jales em parceria com o CONSIRJ, a Prefeitura do Município de Jales, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

Prefeitura de Jales realiza eleição para a CIPA




No dia 18 e 19 de junho, foi realizada eleição para escolha dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes/CIPA (Gestão 2012/2013). As urnas coletoras dos votos percorreram os diversos setores e secretarias da Prefeitura, onde os servidores voluntariamente escolheram os seus representantes.

Foram eleitos André Luis A. Sarambeli (Fiscal de Posturas), Daiane Lemos da Cruz (Enfermeira), Francisco R. M. Neto (Auxiliar de Serviços Técnicos), Maira Viola Lima (Fiscal Ambiental), Marynilda de L. Cavenaghi Nacca (Diretora de Divisão) e Odair Gabriel (Chefe de Setor).

A apuração dos votos se deu no mesmo dia, às 17h. Foram coletados 735 votos, sendo 708 válidos, 10 brancos. A instalação e posse da comissão eleita será realizada no dia 26 de junho, terça-feira, às 15h30, na Casa do Poeta.

A CIPA tem por atribuições realizar inspeções e visitas nos ambientes e condições de trabalho, visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos servidores; conscientizar os servidores sobre medidas de segurança no trabalho; realizar analises dos acidentes ocorridos nos diversos setores da Prefeitura, propondo ações corretivas dos problemas identificados; realizar em conjunto com os Técnicos de Segurança do Trabalho da Prefeitura a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho/SIPAT, entre outras. 


Fonte: Prefeitura Municipal de Jales