segunda-feira, 2 de julho de 2012

Prefeitura compra livros para acervo das bibliotecas das escolas municipais


 
 
Pensando no papel da escola diante dos processos de discriminação, preconceito e intolerância que marcam a realidade brasileira e como a educação pode contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa às diferenças, a Prefeitura de Jales por meio da Secretaria Municipal de Educação adquiriu 300 volumes do livro "A História da África e dos Afrodescendente no Brasil".

O livro enriquecerá o acervo das bibliotecas das escolas municipais constituindo-se em material de leitura e pesquisa, além de cumprimento a Lei nº 10.639/03, que propõe a implementação de estudos sobre a África e a cultura africana nos currículos escolares.
 
Fonte: Prefeitura Municipal de Jales 

Jales participará dos 56º Jogos Regionais em Penápolis



No período de 18 a 28 de julho de 2012, Jales participará em 25 modalidades esportivas nos 56º Jogos Regionais em Penápolis. Serão 230 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes.

Modalidades
1.      Atletismo masculino livre,
2.      Basquetebol masculino livre,
3.      Biribol,
4.      Bocha,
5.      Damas misto sub 21,
6.      Futsal feminino sub 21,
7.      Futsal masculino livre,
8.      Futebol masculino sub 21,
9.      Ginástica artística masculino sub 16,
10.  Ginástica artística feminino sub 14,
11.  Handebol masculino sub 21,
12.  Handebol feminino sub 21,
13.  Judô masculino,
14.  Judô feminino,
15.  Karatê masculino,
16.  Malha,
17.  Taekwondo masculino livre,
18.  Taekwondo feminino livre,
19.  Tênis feminino sub 21,
20.  Tênis masculino sub 21,
21.  Tênis de Mesa masculino livre,
22.  Voleibol masculino livre,
23.  Voleibol feminino sub 21,
24.  Vôlei de Praia masculino livre,
25.  Vôlei de Praia feminino livre. 

Nossa cidade vai integrar à primeira divisão dos Jogos. O acesso foi conquistado em 2010 na cidade de Ilha Solteira, juntamente com outras oito cidades, são elas; Catanduva, São José do Rio Preto, Votuporanga, Fernandópolis, Ilha Solteira, Araçatuba, Penápolis e Birigui. Dessas nove cidades, três descerão para a 2ª divisão em 2013, em Birigui.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jales

Delegacia de Serviço Militar em novo endereço



Jales é sede da 20ª Delegacia de Serviço Militar que fiscaliza e orienta vinte e três Juntas de Serviço Militar em nossa região. A delegacia é subordinada e vinculada à 5ª Circunscrição do Serviço Militar/5ªCDM, de Ribeirão Preto, SP do Exército Brasileiro.   
A referida delegacia está instalada e atendendo em novo endereço, na rua Dezenove, n° 2067, entre as ruas Dois e Quatro, próxima ao Comboio.

Eis os municípios cujas juntas integram a 20ª Delegacia do Serviço Militar de Jales: Dolcinópolis,  Rubinéia, Palmeira D`Oeste, Paranapuã, Santa Albertina, Santa Clara D`Oeste, Santa Fé Do Sul, Santa Rita D`Oeste, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Três Fronteiras, Urânia, Dirce  Reis, Aspásia, Nova Canaã Paulista , Mesopólis, Santa Salete, Aparecida D`Oeste, Auriflama, Guzolândia, Marinópolis,  Sud Mennucci  e  Suzanapólis.

A Prefeitura de Jales criou um site e disponibilizou um link em seu site com informações sobre o alistamento, dúvidas freqüentes, fotos, calendário, contatos e serviços prestados pela junta militar de Jales. Para acessá-lo é só clicar http://jales.sp.gov.br/outros-orgaos/junta-de-servico-militar/juntas-subordinadas/.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jales

Projeto Guri: apresentação encerra semestre



Na quarta, 27 de junho, uma audição musical marcou o encerramento das atividades do semestre do Projeto Guri. Um grande público prestigiou o evento realizado no Teatro do Centro Cultural Edílio Ridolfo. Que contou com a participação de 132 alunos dos cursos de coro, viola erudita, violino, violão, contrabaixo, violoncelo, clarinete, flauta transversal, saxofone, trombone, trompete, percussão e bateria.

A apresentação se deu em três etapas. A primeira, com alunos iniciantes (até 6 meses de aula) e a seguir os alunos intermediários (até 12 meses de aula) e por último os acima de 12 meses de aula). Cada grupo se apresentou conforme o seu nível de aprendizado.

O coordenador do pólo de Jales, Leandro Augusto Pedroso agradeceu ao prefeito Humberto Parini, pelo apoio que há seis anos vem dando ao projeto Guri. Agradeceu também ao secretário municipal de Esportes, Cultura e Turismo, pelo seu empenho no desenvolvimento do projeto e aos pais dos alunos.

A Associação Amigos do Projeto Guri/AAPG de Jales conta com sete professores /educadores musicais, cada qual designado pela sua especificidade musical. São eles: Danilo César Campagnoli (cordas friccionadas agudas/violino e viola erudita); Emerson Luis Botton (percussão e aateria); Francismir Soares( musical e coro infantil e infanto-juvenil); Gutemberg de Oliveira (cordas friccionadas graves/violoncelo e contrabaixo acústico); Luciana Diegues Regonha, (madeiras/clarinete, flauta transversal e saxofone), Otoniel Ferreira Vianna (cordas dedilhadas/violão), Paulo Luciano Dourado (metais /trombone, trompete, eufônio).

Os alunos que frequentam o Projeto Guri devem fazer as suas rematrículas  até o dia 06 de julho, a fim de garantir vaga para o segundo semestre. Os interessados em participar do projeto têm prazo de 30 de julho até 31 de agosto para verificar a disponibilidade de vagas e documentação necessária para a efetivação da matrícula. As vagas são limitadas. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Jales

Prefeitura realiza reformas em EMEIs



A Prefeitura de Jales está sempre buscando melhorar o espaço físico das escolas municipais de ensino infantil (EMEIs) para que as crianças de zero a três anos, em creche, tenham conforto, segurança e lugares adequados para brincar e aprender novos conhecimentos. Reformas importantes estão sendo realizadas nos prédios e instalações de nossas EMEIs, pela administração municipal.

Na EMEI Professora Nívea L. M. Pavan Alves foi construído um muro, separando a escola do Clube do Ipê. O prédio também recebeu pintura nova em suas dependências internas e externas.

Na EMEI do Jardim Arapuã foi realizada a cobertura de um espaço, ampliando a área livre de lazer das crianças. Com isso o trabalho dos educadores fica mais acessível melhorando a qualidade de ensino. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Jales

Atletas de Jales se destacam em Rio Preto



No domingo, 24 de junho, foi realizada em São José do Rio Preto, a corrida pedestre “Dia Olímpico”. A equipe da escolinha de atletismo da Prefeitura/Secretária Municipal de Esporte, Cultura e Turismo/SMECT, orientada pelo professor Carlos Pereira de Rezende (Neneinha), participou representando Jales e obteve os seguintes resultados: 

Na corrida com percurso de 5 km, com 211 participantes, a atleta jalesense Laísa Mirela da Silva ficou em terceiro lugar.

Na prova de 5 km, com 196 participantes, João Carlos da Silva (Bibi) conseguiu o terceiro lugar, Vagner Aredes ficou em quinto lugar e Alexandre Firmino dos Santos, conseguiu o 14º lugar.     

Na prova de 10 km com 289 participantes, Luis dos Santos Gonçalves Dias foi o 21º, Carlos Pereira de Rezende (Neneinha), o 28º lugar, Antonio Gasques Lopes (Ratinho) o 145º e o João Alves Martins (Dão) o 146º.  

Fonte: Prefeitura Municipal de Jales

Encontro de Trilheiros e Mountain Bike superou expectativas



No domingo, 24 de junho, foi realizado no Recinto de Exposições da Facip o 5º Encontro de Trilheiros organizado pelo grupo 100% Trilha Jales e o 3º Encontro de Mountain Bike da Ecopedal, idealizado por Rafael de Freitas. Os eventos superaram as expectativas dos organizadores, com a participação de 209 motoqueiros e 50 bikers.

O encontro de trilheiros teve a presença de grupos dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e do interior paulista, em especial de São José do Rio Preto. Os percursos foram de 23 km de trilha e 26 km para bike.

Toda renda arrecadada pelos trilheiros (R$2,1 mil) foi doada para o Lar dos Velhinhos de Jales. Foram servidos café da manhã e almoço aos inscritos. A programação no recinto da Facip contou também com exposições de carros antigos, aeromodelos e karts.

O evento contou com apoio da Prefeitura de Jales que cedeu o recinto da Facip, fez a manutenção da trilha, destinou um auxilio financeiro de R$2,5 mil e deu total divulgação através da Secretaria Municipal de Comunicação.

As fotos dos eventos estão disponíveis no site http://jales.sp.gov.br/ e no facebook.com/prefeituradejales

Fonte: Prefeitura Municipal de Jales