São Paulo – O Grupo Itaú, formado por 20 empresas, lidera o ranking
das 30 empresas que mais geraram reclamações à Fundação Procon de São
Paulo (Procon-SP) no primeiro trimestre de 2012. A classificação,
atualizada diariamente e disponível no site do órgão, mostra
que o grupo gerou 2.647 reclamações neste ano. Depois do Itaú, as
empresas com mais reclamações foram Telefônica (1.889) e o Bradesco
(1.453).
O Itaú resolveu 91% dos casos na fase preliminar do atendimento. “A
maioria dos casos foi resolvida quando fomos acionados pelo cliente do
banco, isso quer dizer que a instituição poderia investir mais no
atendimento feito pelo SAC [Serviço de Atendimento ao Cliente] para
evitar o prejuízo do consumidor e o descontentamento com o serviço
prestado”, disse o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes. A
Telefônica apresentou solução para 82% e o Bradesco para 78% dos casos,
na fase preliminar.
Em nota, o Itaú disse que irá continuar a investir para reduzir falhas e
aprimorar os serviços de atendimento ao cliente, “para que essas
questões sejam resolvidas diretamente com a instituição, sem a
necessidade do envolvimento do Procon”. “A quantidade de casos
resolvidos de forma rápida e consensual [91%] demonstra a preocupação e
cuidado com que o Itaú Unibanco trata cada manifestação de seus
clientes”.
O Bradesco disse, por meio de nota, que “a queda da posição do Bradesco no ranking
do trimestre é resultado do esforço permanente para melhorar a
qualidade do atendimento aos seus clientes”. No entanto, segundo o
Procon-SP, não houve, anteriormente, ranking online divulgado.
A Telefônica foi procurada, mas não enviou seu posicionamento até o fechamento da reportagem.
Lançado em no Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, o ranking online, divulga no site do
Procon o nome das empresas mais reclamadas desde janeiro de 2012, a
lista das irregularidades e as empresas que fazem parte do grupo de
negócios, além do índice de casos solucionados.
Por Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
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