Rio de Janeiro – O Brasil vai lançar um satélite para comunicações
civis e militares até 2014. A notícia foi detalhada ontem (2) pelo
ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante abertura de um evento
de tecnologia da informação no Rio de Janeiro.
“Nós definimos a construção de um satélite geoestacionário, [que
ficará] a 36 mil quilômetros de altitude, com capacidade para fazer a
cobertura do país inteiro. As duas principais finalidades são atender às
comunicações militares e também estratégicas, dentre elas o Plano
Nacional de Banda Larga”, disse o ministro.
Bernardo explicou que um dos objetivos do governo é levar internet
de alta velocidade a municípios e povoados no interior do país, onde
seria praticamente impossível a utilização de outras tecnologias.
“Nós temos um número muito grande de municípios e localidades em
regiões mais retiradas onde a construção de cabo ou tecnologia por rádio
convencional encontra muita dificuldade, em um investimento difícil de
se fazer por solo. Então vamos atender por satélite.”
Bernardo disse que o satélite custará cerca de R$ 750 milhões e será
desenvolvido e montado por uma empresa que será criada, formada por
Telebras e Embraer. “Vamos fazer isso em uma associação entre a Telebras
e a Embraer. Essa empresa vai ter autonomia e atribuição de montar o
satélite, que depois será operado pela Telebras, na parte civil, e o
Ministério da Defesa, na parte militar. Nossa previsão é lançar esse
satélite até 2014, em dois anos e meio de trabalho.”
Segundo o ministro, o lançamento do satélite, provavelmente, será feito
fora do Brasil, pois o equipamento tem um peso projetado de 6
toneladas, demandando uma estrutura específica que não é encontrada hoje
no país.
Por Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário nesta postagem!