Brasília - Tanto o número de turistas estrangeiros quanto as divisas
que eles deixam no Brasil têm aumentado cada vez mais. Segundo o
presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino,
isso mostra que os efeitos da crise econômica internacional passam longe
do setor no país.
“Até o fim do ano, cerca de 5,5 milhões de turistas estrangeiros
terão visitado o Brasil. É um número recorde. Em 2010, foram 5,1
milhões. Isso representa um aumento de 7,8%, percentual que é quase o
dobro do registrado no mundo [4%]. Em termos de divisas [gastos dos
turistas estrangeiros no Brasil], o aumento supera os 10% no mesmo
período, passando de US$ 5,9 bilhões para US$ 6,5 bilhões. Se
compararmos com 2003, o ingresso de turistas aumentou 25% e as divisas
cresceram 139%, ou seja, está aumentando cada vez mais e com tendência
de aceleração”, explicou à Agência Brasil o presidente da Embratur.
Segundo ele, a crise internacional não foi sentida pelo setor
porque, a exemplo da estratégia adotada pelo país nas relações
comerciais com o exterior, o turismo apostou na diversidade de mercado,
diminuindo a dependência de turistas norte-americanos e europeus – os
mais atingidos pela crise – e ampliando as campanhas que associam o
Brasil a formas de turismo que vão além das praias, “passando pelo
cultural e de intercâmbio, pelo ecológico e de aventura, e pelo de
eventos, melhorado ainda mais pela imagem que projetamos na área de
ciência, tecnologia e inovação”.
“Investimos maciçamente em comunicação digital porque é a mídia que
apresenta melhor custo-benefício. Nossas campanhas mostram a diversidade
de opções turísticas no Brasil e são dirigidas principalmente aos
países da América do Sul, origem de 46% dos turistas que visitaram o
país em 2010. Para se ter uma ideia, os três países que mais têm
aumentado o envio de turistas ao Brasil são sul-americanos, liderados
pela Argentina. Nesses países, o Produto Interno Bruto (PIB) tem
apresentado maior crescimento, apesar da crise na Europa e nos Estados
Unidos”, disse Flávio Dino.
Além disso, outro fator que tem favorecido é a melhoria das
condições de infraestrutura geral e da dedicada ao setor turístico. “O
crescimento da malha aérea brasileira mostra bem isso, com o maior e
mais vigoroso crescimento do planeta [15%]”, acrescentou Dino.
Ele aponta ainda a visão projetada pelo país no exterior - de
sucesso na política econômica - como determinante para o interesse de
turistas internacionais pelo país. Ajudam também megaeventos, como o
Rock in Rio e os Jogos Mundiais Militares. “Não só pelo público direto
envolvido, mas pelo efeito dominó que esses eventos causam, gerando o
interesse de outras pessoas em, futuramente, conhecer o Brasil. Como já
disse, continuamos buscando e ampliando a diversificação. Por isso
apresentaremos, nas campanhas de 2012, o Brasil como destino completo
para os turistas”, completou o presidente da Embratur.
Por Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
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