terça-feira, 22 de novembro de 2011

Brasil é bicampeão do Parapan com 81 medalhas de ouro




Os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México, terminaram no domingo (20) com a consagração do Brasil como grande vencedor, ao conquistar o bicampeonato. Com 197 medalhas, sendo 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze, a delegação brasileira garantiu o primeiro lugar dos Jogos, batendo os Estados Unidos, que no quadro geral ficou com 132 medalhas, sendo 51 de ouro.


O maior destaque brasileiro em Guadalajara foi o nadador Daniel Dias, que sozinho ganhou 11 medalhas de ouro para o Brasil. A natação, que somou 85 medalhas, ainda teve outras atrações como André Brasil, com seis ouros; Vanilton Filho, com quatro ouros e um bronze e Joana Silva, também com quatro primeiros lugares.

O atletismo com dois recordes mundiais batidos também foi destaque. Daniel Silva fez a façanha nos 400 m T 11, enquanto Yohansson Nascimento bateu nos 200 m T46. Eles foram responsáveis por duas das 60 medalhas do esporte, que trouxe bastante alegria para os brasileiros.

Terezinha Guilhermino, com ouro nas categorias 100m T11, 200m T11 e 400m T12, foi a grande vencedora brasileira. Shirlene Coelho, Edson Pinheiro, Ariosvaldo Fernandes e Thierb Siqueira ganharam cada um três medalhas e também fizeram bonito em Guadalajara.

O judô brasileiro, assim como no Pan, trouxe alegrias com sete medalhas. Mas talvez, Antonio Tenorio, favorito ao ouro na categorias até 100kg, tenha sido a maior decepção ao ficar apenas com a prata.

Carlos Carbinatti - nas categorias C9-10 e C-10 - e Iranildo Conceição - na C1-3 e C1-2 - levaram o ouro no tenis de mesa, assim como o ciclista de rua, Soelito Gohr, que por duas vezes subiu ao lugar mais alto do pódio.


Por Portal Vermelho, com UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário nesta postagem!