quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Denúncia: Facções criminosas ameaçam agentes penitenciários nos presídios paulistas



Reportagem do Jornal da Record, nesta segunda-feira (22/11), apresentou denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil sobre as ameaças que agentes penitenciários dos presídios paulistas recebem de presos pertencentes a facções criminosas.

A matéria jornalística constata a verdadeira má gestão do governo tucano na questão penitenciária e sua omissão e descaso com os servidores que trabalham nestas unidades.

“Em muitos presídios quem manda são os presos e os agentes são obrigados a obedecerem”, destacou a reportagem.

Logo hoje pela manhã encaminhei uma notícia que destaca o aumento de presídios na região noroeste paulista do estado: "De ações na Justiça para embargar obras a prefeitos sendo informados pelo Diário Oficial do Estado sobre construção de unidades penitenciarias em suas cidades. Em meio a protestos dos municípios, a expansão do sistema carcerário está a pleno vapor rumo à região noroeste do Estado de São Paulo, onde está programada a construção de nove das 11 novas unidades prisionais que devem ser entregues até o fim de 2012". Este é um pedaço do texto em destaque no post anterior que pode ser lido aqui.

Outro ponto importante é o destaque feito pelo Jorge Duran do Sindicatos dos Funcionários do Sistema Prisional onde fala: "O Estado na verdade esconde o problema da sociedade, imagina-se que a situação hoje no sistema prisional é tranquila,esta tudo bem e na verdade não está. O problema é grave, é gravíssimo e quem suporta hoje basicamente este problema sozinho é o servidor do sistema prisional."

Segundo a Comissão de Direitos Humanos da OAB a população carcerária aumentou 1.000% (mil porcentos) nos últimos 10 anos, e o estado continua com o mesmo número de funcionários, por isso há um clica de tensão nas penitenciarias destaca o jornalista.

Vanderley Caixe Filho da Comissão de Direitos Humanos da OAB destaca bem: "As cadeias hoje, as penitenciarias do Estado de São Paulo, todas elas estão sob o comando de uma facção criminosa, ou se atende a determinação destas facções criminosas ou a situação vai ao caos".

Sem se preocupar com os custos sociais, o governo tucano espalha presídios sem um devido planejamento e as necessárias compensações para os municípios que passam a sediar estas unidades. Com a chegada dos presídios, há um aumento desmedido pelos serviços públicos, sendo assim os problemas se espalham por diferentes esferas. Os presos e seus familiares precisam ser atendidos nos hospitais. Há necessidade de vagas nas escolas porque muitas famílias se mudam para ficar perto do parente preso. Ainda há necessidade de policiais para fazer escolta, juízes e delegados para avaliar medidas judiciais".

Assista ao vídeo.




Fonte: PTALESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário nesta postagem!