sexta-feira, 25 de novembro de 2011

País africano quer experiência do Rio Grande do Sul em pesca e aquicultura familiar



A superintendente federal da Pesca e Aquicultura do Rio Grande do Sul, Adriane lobo, recebeu, no início desta semana, os embaixadores Francis Moto e Bem Mbwana de Malawi, país da África Oriental, que faz divisa com a Tanzânia, Moçambique e Zâmbia. Eles cumprem agenda no estado em busca de apoio e novas parcerias para o desenvolvimento social e econômico de seu país, com grande interesse em projetos na área de pesca e de aquicultura.
Participaram da recepção o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ronaldo de Oliveira; o diretor da SDR, José Batista; o diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura, Quilombolas e Indígenas da mesma secretaria, Ederson Silva; e o chefe de gabinete Inácio Benincá.
Depois de terem passado por diversos órgãos governamentais, os embaixadores estiveram na SDR para entender como o estado gaúcho desenvolve projetos para atender a pequenos produtores. Com alto índice de pequenos agricultores, da ordem 80%, é forte o interesse do governo de Malawi em investir na área pesqueira.
Adriane Lobo lembrou que já existe um acordo de cooperação entre o Brasil e Malawi: “Basta operacionalizar as ações, já que o interesse existe e foi fortemente demonstrado na visita dos embaixadores ao Rio Grande do Sul”.
De acordo com o embaixador Francis Moto, “ao invés de dar o peixe, queremos ensinar a pescar”. Para tanto, para levar conhecimento técnico aos produtores de Malawi, o País conta com a “habilidade técnica” da SDR, através da Empresa de assistência Técnica e Extensão rural (Emater) e outros órgãos governamentais, como a Empresa Brasileira de Pesquisa agropecuária (Embrapa) e a Fundação estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).
Como Malawi tem sérios problemas sociais, Francis Moto disse que uma das alternativas para o desenvolvimento social passa, necessariamente, por investimentos na agricultura e na pesca. “Queremos tirar as pessoas do estado da pobreza extrema, a exemplo do que o governo brasileiro tem se proposto”.
O secretário adjunto da SDR, Ronaldo Oliveira, disse que a secretaria e o governo do estado estão dispostos a compartilhar com Malawi as suas experiências, especialmente as voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Ele citou os diversos programas já implantados no governo, mais especificamente, o Programa RS Pesca e Aquicultura.
O governo de Malawi, segundo os embaixadores, vê no mercado da pesca e da aquicultura uma excelente alternativa para atingir o mercado europeu e incrementar o comércio exterior do país. Por isso acredita que o apoio técnico existente no RS, na área de extensão rural, seria importante para o Malawi adquirir controle de qualidade no que produz e deseja produzir.
Ao final da visita, foi firmado um acordo verbal de cooperação entre a SDR e a superintendente do MPA para com os representantes do governo de Malawi. Documentos e outras formas de trocar conhecimento e apoio vão ser repassados ao país africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário nesta postagem!