quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Cavalgada 2012 foi um sucesso em Jales


Em comemoração ao aniversário da cidade e ao seu padroeiro Santo Expedito, foi realizada no dia 15 de abril a tradicional cavalgada, organizada pelo Sindicato Rural, em parceria com a rádio Regional FM, Prefeitura Municipal, através da Secretária de Esportes, Cultura e Turismo. O evento, que obteve um enorme sucesso, contou com mais de dois mil cavaleiros e mais de oitenta comitivas de Jales e região e também de Mato Grosso do Sul.

Os participantes percorreram aproximadamente seis quilômetros. A partida foi no Sindicato Rural, seguindo pela Avenida João Amadeu até o cruzamento com Avenida Francisco Jales, seguindo pela mesma até a Avenida Paulo Marcondes, onde, na antiga sede da algodoeira, próxima ao trevo de acesso a Dirce Reis, foi encerrada.

Todas as comitivas foram homenageadas, recebendo troféus de participação, entregues por autoridades locais.

Após a cavalgada os participantes se reunirão na E.M. Prof. Jacira de Carvalho da Silva, onde foi servido um almoço de confraternização. Toda arrecadação levantada com o almoço será totalmente revertida em prol á construção da Igreja de Santo Expedito.

Apaixonados pelas tradições caipiras

Segundo Alcides Benedito Ceciliano, um dos organizadores do evento, “o Clube de Cavalgada de Jales, surgiu em 15 de abril de 1968, com os irmãos Toninho e Sigmar Berte, jovens apaixonados pelo meio rural, Naquela data, eles conseguiram colocar uma bela tropa na estrada e realizaram a 1ª Cavalgada/Desfile na cidade. Depois o grupo se separou, buscando novos rumos, mas mantendo contatos esporádicos”.

Alcides destaca: “como no passado as amizades eram sinceras e verdadeiras. Anos depois os grupos se reencontraram e decidiram fundar um só grupo de cavalgada. O objetivo maior era reviver a tradição, os tempos passados, em que tropeiros e boiadas levantavam poeira pelas estradas de terra do sertão. Foi aí que nasceu o Clube de Cavalgada de Jales”.
Eurides Bertolassi proprietário da Nova Onda Confeções e o Sr. José Candeo presidente do Sindicato Rural
E continua: “assim, o clube passou a contar com o apoio do Sindicato Rural, presidido por José Candeo, homem de grande valor e também de Tirso Meirelles. Ambos são incentivadores do grupo e entusiastas dos costumes e tradições sertanejas”.

 “A cavalgada é o resgate da nossa cultura, das nossas raízes rurais. O sucesso do desfile desse ano, só foi possível pela união da equipe, que trabalhou com dedicação para que essa tradição não seja esquecida”, conclui Alcides.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário nesta postagem!