quinta-feira, 19 de abril de 2012

Jales: Hoje teremos palestra sobre a Anemia Falciforme


Estará presente hoje em Jales a Coordenadora Legal da Associação Pró Falcêmicos (APROFE), Sheila Ventura Pereira que fará uma palestra sobre a Anemia Falciforme.

A palestra será realizada às 15:00hs na Casa do Poeta de Jales, ao lado do teatro municipal.

A Anemia Falciforme é uma doença Geográfica: não tem raça, cor ou classe social, ela é uma das doenças hereditárias degenerativas crônicas mais comum no Brasil. É resultado de uma modificação genética do gene (DNA) que, no lugar de produzir o pigmento chamado hemoglobina (Hb) A, produz uma hemoglobina chamada S (Hbs). 

A doença é causada por uma alteração na forma dos glóbulos vermelhos do sangue, que adquirem a forma de foice, por isso o nome da doença. Essas hemácias falcizadas dificultam a circulação sanguínea, provocando má circulação, causando crises de dores ósseas, infecções repetidas, necroses e disfunções, bem como danos permanentes aos tecidos e órgãos.

A Coordenadora Legal da APROFE  Sheila Ventura Pereira vem hoje a Jales para por em prática o trabalho realizado pela APROFE que é a conscientização sobre a patologia, por meio de palestras, seminários, fóruns e oficinas temáticas para empresas, comunidade, faculdades de medicina, UBS, Albergues, encaminhamentos para confirmação de diagnóstico e tratamento, acompanhamentos domiciliares e hospitalares, amparo social, atendimento psicológico e orientação para profissionais formados ou formandos da área da saúde e assistência. 

VIDEO APROFE -  Parte I


Por Hilton Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário nesta postagem!