terça-feira, 24 de abril de 2012

Google homenageia inventor do zíper


O Google presta nesta terça-feira (24) uma homenagem ao engenheiro elétrico sueco Gideon Sundback, inventor do zíper. Para celebrar o aniversário dele, que nasceu em 24 de abril de 1880, o maior site de buscas do mundo transformou seu logo em uma zíper virtual.

O internauta pode clicar sobre a imagem e “abrir” o zíper, que resulta na página de buscas sobre Sundback.

O desenvolvimento do zíper revolucionou a indústria do vestuário em todo o mundo.

Antes de Sundback, a ideia para um fecho de roupas com base em dentes entrelaçados havia circulado entre engenheiros há mais de 20 anos, mas ninguém tinha aperfeiçoado a ideia.

O engenheiro foi responsável, na segunda década do século passado, por idealizar a junção entre duas filas de dentes, em seguida, assim que o zíper é aberto ou fechado. Dessa forma, nenhum dente tem espaço suficiente para se mover para cima ou para baixo e se separar dos demais.

Nascido na Suécia, ele se mudou para a Alemanha e depois, em 1905, foi viver nos Estados Unidos, onde começou a trabalhar na empresa Westinghouse Electric and Manufacturing Company, em Pittsburgh, Pensilvânia.

Um ano depois, ele foi contratado para trabalhar para a Companhia Universal Fastenerem Hoboken, New Jersey, e se tornou designer-chefe da empresa em 1909.

Sundback morreu de um problema cardíaco em 1954.

Fonte: R7.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário nesta postagem!