sexta-feira, 23 de março de 2012

Mobilização de combate a dengue em Jales


Nos dias 26 a 30 de março, Jales vai participar da Semana Estadual de Combate a Dengue. O objetivo é mobilizar a população para participar de ações para evitar a doença. Neste ano o slogan “sempre é hora de combater a dengue, juntos somos mais fortes nesta luta”, será utilizado como destaque na campanha.

Durante esse período a Prefeitura de Jales, através da Secretária Municipal da Saúde estará intensificando atividades educativas nas escolas e veiculando informações através dos meios de comunicação. Os agentes comunitários de saúde vão vistoriar imóveis nas áreas de abrangência das unidades de saúde, eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti e orientando a população sobre sintomas e medidas de prevenção.

Os sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e nas juntas, dor atrás dos olhos e manchas avermelhadas pelo corpo. Ao apresentar três ou mais desses sintomas a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É importante lembrar que a automedicação pode acarretar complicações.

No ano em curso foi registrado apenas um caso de dengue autóctone (contraídos no município) e dois casos importados (contraídos em outras cidades). Esses dados não alteram a necessidade de toda população adotar as medidas preventivas diariamente, pois Jales tem um clima propício ao desenvolvimento do mosquito.

Participe com seus amigos e vizinhos da campanha. Reclamações ou denuncias sobre a existência de possíveis focos de transmissão, poderão ser encaminhadas Secretária Municipal de Saúde pelos telefones: 3632-7310 ou 3632-1048.    


Fonte: Prefeitura Municipal de Jales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário nesta postagem!