Nesta quarta-feira (21), Ayrton Senna da Silva completaria
52 anos. O piloto, morto em um trágico acidente no circuito de Imola,
na Itália, em 1994, foi lembrado pelos fãs em todo o mundo na data em
que completaria mais um ano de vida. Centenas de mensagens em memória
do brasileiro, que ganhou o carinho dos amantes da Fórmula 1 em todo o
planeta, foram postadas nas redes sociais, como Twitter e Facebook.
Ayrton Senna nasceu em 21 de março de 1960. A estreia nas pistas
aconteceu aos 13 anos, em 1973, no kart. No ano seguinte, em 1974, já
conquistava seu primeiro título: campeão paulista da categoria júnior.
Senna conquistou diversos títulos no kart, mas faltou em seu
currículo o Mundial. Em 1979 o piloto chegou perto da conquista, mas
ficou com o vice-campeonato.
Em 1981, Senna já corria na Europa, pela F-Ford 1600, e depois na
F-Ford 2000 no ano seguinte. Os títulos o levaram a F-3 Inglesa em
1983, último passo antes da F-1. A estreia na principal categoria do
automobilismo aconteceu em 1984, pela equipe Toleman. A grande corrida
do piloto aconteceu em Mônaco, quando não venceu apenas porque a prova
foi encerrada momentos antes que ultrapassasse o líder Alain Prost,
devido à forte chuva.
A primeira vitória na F-1 aconteceu em seu segundo ano na categoria e
na segunda corrida pela Lotus, no GP de Portugal. Senna ainda
venceria na Bélgica, além de ter feito sete poles, como no GP da
Europa. No fim da temporada, o brasileiro terminou o campeonato em
quarto lugar, vencido pelo francês Alain Prost.
A temporada de 1986 começou bem para Senna, com uma pole position na
primeira corrida, o GP do Brasil, então disputado em Jacarepaguá, no
Rio de Janeiro. Na prova, porém, perdeu a posição para Nelson Piquet,
encerrando o GP em segundo lugar.
Já com uma nova Lotus, com motores Honda e a cor amarela, Senna
quebrou um longo tabu brasileiro e venceu o GP de Mônaco. Foi a
primeira vitória do país no tradicional circuito em 38 anos.
No GP da Alemanha, Senna ficou atrás de uma Williams, perdendo a
corrida para Nelson Piquet. Foi assim em quase todo o campeonato. Com 57
pontos, o piloto despediu-se da Lotus ficando em terceiro lugar na
temporada, atrás do próprio Piquet e de Nigel Mansell.
Em 1988 Senna fez sua estreia na McLaren, a casa onde viveu seus
melhores anos na F-1. Na primeira temporada, com oito vitórias, como no
GP da Bélgica, o brasileiro superou seu companheiro de equipe, o
francês Alain Prost, e faturou o primeiro título da carreira.
Mesmo estando na mesma equipe, a McLaren, a rivalidade entre Senna e
Prost ficou ainda maior em 1989. Os dois pilotos disputaram o título
da temporada até a penúltima prova. Lá, o francês acertou o carro de
Senna e abandonou a prova. O brasileiro tentou voltar, mas foi
desqualificado, o que deu o título daquele ano a Prost.
Prost trocou a McLaren pela Ferrari em 1990. Ayrton Senna tinha
assim, como companheiro de equipe, o fiel escudeiro Gerhard Berger. A
disputa pelo título, porém, foi mais uma vez com o francês. Na
penúltima prova da temporada, novamente no Japão, Senna deu o troco da
manobra de Prost em 1989. Logo na primeira curva, bateu no carro do
francês. Ambos abandonaram, suficiente para Senna comemorar seu
segundo título mundial.
Bicampeão do mundo, Senna estava em casa na McLaren. O piloto
brasileiro iniciou a temporada de 1991 tranquilo e venceu logo na
estreia, no GP de Phoenix, nos EUA. Fez mais, ganhou as quatro
primeiras corridas e mostrou todo seu favoritismo na busca pelo tri.
'A vitória mais sacrificada'. Assim Senna definiu a primeira vez que
venceu no Brasil. Com problemas em seu carro no final da prova, o
brasileiro sofreu, inclusive, para levantar o troféu pelo primeiro
lugar.
A temporada já não estava mais tão tranquila. Nigel Mansell, da
Williams, pressionava Senna na liderança do campeonato. Mas, depois de
vencer na Hungria, o brasileiro provou mais uma vez seu gosto de correr
em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Senna venceu pela quinta vez no
circuito e ficou mais próximo do terceiro título, que seria conquistado
no Japão.
A McLaren já não tinha a mesma força e Ayrton Senna viu a Williams
dominar as temporadas de 1992, com Nigel Mansell, e Alain Prost, em
1993. O brasileiro esperava voltar a disputar o título mundial quando,
em 1994, uniu-se a Damon Hill e formou a dupla de pilotos da Williams
para aquele campeonato...
Senna fez a pole, mas abandonou as duas primeiras corridas daquele
ano, vendo a revelação Michael Schumacher vencer com sua Benetton. No
GP de San Marino, na Itália, o brasileiro novamente largaria em
primeiro. Mas não sentia-se bem. Criticou muito a pista após o
compatriota Rubens Barrichello bater fortemente na sexta-feira e a
tragédia que tirou a vida do austríaco Roland Ratzenberger no treino
de sábado...
Na corrida, Senna manteve a primeira posição após a largada. Mas
sempre seguido por Schumacher e sua Benetton. A Williams não parecia
tão forte como nas duas últimas temporadas...
Na sétima volta, porém, Senna teve um problema mecânico em sua
Williams. O carro saiu da pista na curva Tamburello e chocou-se com o
muro. O brasileiro foi socorrido e levado para um hospital em Bologna,
onde foi declarado morto na tarde daquele domingo.
Fonte: Tribuna Hoje
Fonte: Tribuna Hoje
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