São Paulo – As empresas campeãs de reclamações no ranking da
Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP), que classifica as empresas
pelo número de queixas dos consumidores, informaram, por meio de notas,
que perseguem a melhoria do atendimento. A lista, divulgada ontem (15),
mostra que o Bradesco foi a instituição que mais recebeu queixas: foram
1.723 reclamações fundamentadas. Depois aparecem a B2W, empresa
responsável pelas páginas de comércio eletrônico na internet
Americanas.com, Submarino e Shoptime (1.574); Itaú (1.383); LG (1.164);
Tim (937); Telefonica (835); Oi (806); Eletropaulo Metropolitana (801);
Carrefour (746); Panamericano (716); e Santander (617).
Para o Bradesco, a posição do banco na liderança do ranking reflete
a incorporação, pela primeira vez, das queixas apresentadas contra o
Banco Ibi. Segundo o Bradesco, os processos do Ibi já foram integrados e
começam a receber o mesmo tratamento dado aos processos do próprio
Bradesco, no sentido de se alinhar "aos padrões de qualidade e agilidade
do banco".
A B2W garantiu que "trabalhou intensamente para resolver as questões
que impactaram seus clientes no ano de 2011". E informou que essas ações
resultaram na redução de 27,9% da quantidade de reclamações no segundo
semestre de 2011 na comparação com o primeiro semestre, e de 71,6%
quando comparado o primeiro bimestre de 2012 com igual período de 2011.
O Itaú Unibanco divulgou nota informando que trabalha para melhorar
mais rapidamente o atendimento aos clientes. "Mesmo com a redução de 19%
no volume de demandas, não estamos satisfeitos com nossa posição no ranking
do Procon-SP. Continuaremos investindo esforços para aprimorar serviços
e reduzir falhas, em velocidade maior que a expansão do setor
bancário", esclareceu o banco, em nota. O grupo assegura que assumiu
compromissos públicos com o Procon-SP para melhorar a qualidade dos
serviços.
Também por meio de uma nota, a TIM informou que, dado a grande base de
clientes e o intenso uso do serviço prestado, o volume de reclamações
recebidas no Procon SP corresponde a apenas 0,006% da sua base total de
clientes no estado de São Paulo. A empresa garante que está
desenvolvendo ações preventivas para reduzir o número de clientes
insatisfeitos. “A operadora registrou um aumento de 33,6% da base de
clientes do estado de São Paulo, encerrando o ano com 16 milhões de
usuários, mas isto não comprometeu a qualidade dos serviços e do
atendimento prestado, tanto que a companhia mantém o melhor desempenho
nos indicadores do Plano Geral de Metas de Qualidade da Anatel, com 100%
de cumprimento das metas de atendimento desde agosto de 2010”, informou
a TIM.
A Telefônica disse que teve redução de 73% no número de queixas em
2011, em relação a 2010, “resultado dos investimentos e esforços
contínuos da companhia em aprimorar a qualidade dos serviços prestados e
a atenção ao cliente. Esses investimentos incluem modernização da rede,
dos processos e sistemas, para que serviços que são, cada dia mais,
essenciais na vida dos clientes, sejam inovadores e eficientes”.
A Oi comunicou que assumiu compromisso com o Departamento de Proteção e
Defesa do Consumidor (DPDC) e tem investido fortemente em melhorias de
processos e ampliação de rede para assegurar a qualidade no atendimento e
na prestação dos serviços para seus 67 milhões de clientes. “Entre os
anos de 2010 e 2011, a Oi registrou queda de 15 ,7% nos atendimentos nos
Procons de todo o país”, assegurou a operadora.
A AES Eletropaulo destacou a queda da sexta posição, em 2010, para a oitava no ranking
do Procon de 2011. Para a empresa, resultado dos investimentos em
tecnologia e na relação com os clientes. “Em 2011, a distribuidora
investiu R$ 739 milhões em ampliação dos canais de atendimento,
manutenção preventiva, expansão e modernização da rede, 8% a mais que em
2010. Para este ano, serão investidos mais de R$ 840 milhões. Estamos
trabalhando fortemente para sair do ranking”.
O Carrefour disse, por meio da assessoria de imprensa, que parte das
manifestações registradas pelo Procon-SP se refere ao braço financeiro
da companhia, o Carrefour Soluções Financeiras. “As reclamações
apresentadas pelo órgão foram analisadas e tratadas pela instituição. No
entanto, classificadas como não atendidas, uma vez que não satisfizeram
as exigências dos consumidores, por mais que o Carrefour Soluções
Financeiras tenha apresentado uma proposta de resolução”. Para 2012, a
empresa anunciou que tem como meta reduzir o número de demandas que
chegam ao Procon-SP e solucionar, de forma satisfatória, as questões
pendentes.
O Banco PanAmericano informou que está atuando na revisão e melhoria de
todos os seus processos internos “afim de melhor atender ao
consumidor”.
O Banco Santander, via assessoria de imprensa, esclareceu que
continuará investindo no aperfeiçoamento e na capacitação de suas
equipes “para prestar, cada vez mais, um serviço e atendimento de melhor
qualidade para os correntistas". E complementa: "Nossa meta é superar a
expectativa de nossos clientes, transformando problemas em
oportunidades e agindo com transparência”.
Procurada pela Agência Brasil, apenas a LG não
comentou a presença da empresa entre as campeãs de reclamações na lista
do Procon-SP. A lista completa está disponível na página do Procon-SP na internet.
Por Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
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