quinta-feira, 15 de março de 2012

Jales: Projeto Samuzinho “Crescendo e Aprendendo com o SAMU”


O SAMU de Jales deu início  ao projeto  “Crescendo e Aprendendo com o SAMU” , um projeto voluntário, sem fins lucrativos,que visa a conscientização e integração do SAMU com a comunidade.
A Meta do projeto é envolver crianças, pais, educadores e a comunidade a fim de proporcionar maior integração entre o SAMU 192 Regional Jales e reduzir os acidentes nas regiões trabalhadas, fazendo com que a prevenção de acidentes se torne um tema dentro do conteúdo pedagógico nas escolas. 
Conheça os Objetivos: 
  • Promover educação permanente aos alunos do ensino fundamental I (1º série á 4º série) das escolas públicas e privadas, crianças com faixa etária entre 6 á 9 anos de idade.
  • Apresentar a definição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192 Regional Jales), seus objetivos, a equipe que trabalha e o funcionamento do seu serviço na regional Jales;
  • Conscientizar quanto a sua importância em relação à saúde da população;
  • Conscientizar quanto aos prejuízos causados pelos trotes telefônicos;
  • Orientar quanto à forma correta de como e quando acionar o SAMU;
  • Orientar quanto às medidas de prevenção de acidentes, como: acidentes domésticos, acidentes automobilísticos e clínicos;
  • Orientar como agir em situações de emergência;
  • Conscientizar os estudantes de que eles podem ser parceiros do SAMU 192 Regional Jales.
A Parceria com CONSIRJ e Secretaria de Educação
As atividades do projeto serão planejadas, elaboradas e aplicadas pelos próprios enfermeiros (as) que atuam no SAMU Regional Jales e supervisionadas pelo Coordenador Geral do SAMU 192 Regional Jales José Roberto Pietrobom e pela Responsável Técnica de Enfermagem Enfº Crislaine Nascimento de Assis, com apoio e auxílio de um profissional Psicólogo do CONSIRJ e um profissional Pedagogo da Secretaria Municipal da Educação.
Será utilizada a metodologia participativo-interativa, onde será observado o nível de conhecimento das crianças a respeito do SAMU, a forma correta de acionar o serviço médico de emergência e de identificar situações de emergências. O trabalho também será desenvolvido com base nas informações e dúvidas que serão apresentadas pelos estudantes.
O período e a programação das atividades nas escolas públicas e privadas são programadas juntamente com o diretor de cada unidade de ensino, visando integrar com o planejamento das aulas durante o ano letivo e os conteúdos serão mediados respeitando a idade mental e cronológica de cada grupo de alunos.
A equipe do SAMU destaca o porque do trabalho com as crianças: ”Porque estas serão os adultos do amanhã e será desta forma que tornaremos o nosso mundo melhor, porque teremos cidadãos inteligentes.
O maior interesse deste projeto é de promover uma educação permanente nestas crianças, pois estas serão nossas parceiras em mediar informações sobre prevenções de acidentes e sobre como se comportar adequadamente em situações de emergências, e desta forma acredita que será reduzido às estatísticas de acidentes, de seqüelas, de mortes e de trotes telefônicos em nossa população.”
 Os Temas que desenvolvidos com alunos serão:
  • Definição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) e seu funcionamento;
  • Como e quando acionar o SAMU 192 Regional Jales;
  • Prejuízos dos trotes telefônicos em nossos serviços e para a população;
  • Prevenção de acidentes domésticos, automobilísticos e clínicos;
  • Conhecer situações de emergências;
  • Atuação em algumas situações de emergências.
Estes temas serão abordados através de Dinâmicas em grupo, Apresentação de simulações; Vídeos em DVD; Demonstrações práticas de situações em emergências; e visita dos alunos na Central de Regulação do SAMU 192 Regional Jales e nas Unidades de Suporte Básico e Unidade de Suporte Avançado.

Maiores informações no site do SAMU: http://jales.sp.gov.br/samu/


Fonte: Prefeito Humberto Parini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário nesta postagem!